Universitários trabalham remotamente com o objetivo de alavancar o empreendedorismo brasileiro
O trabalho remoto ou “home office” tem sido a resposta para Empresas Juniores da Região de São Carlos, que tem adaptado a sua rotina nesse período de quarentena para, mesmo de casa, continuar oferecendo e executando os seus serviços. O foco é auxiliar principalmente as Micro e Pequeno Empresas que tem sido um dos setores mais afetados.
Um grande desafio para a as Empresas Juniores foi adaptar o Processo Seletivo para ele acontecer de forma online. Júlia Pavão, estudante de Engenharia Química na Unesp de Araraquara e atual Vice-Presidente da Química Jr, comentou um pouco dessa experiência e nos disse: “Para a Química Jr nunca foi negociável não seguir com as atividades da empresa. As inseguranças eram grandes pois nem mesmo o processo seletivo presencial havia sido completamente estruturado. Mas graças a um time incrível na empresa, fizemos o melhor processo seletivo que a Química Jr. já teve! “
Além disso, a execução de projetos e consultorias passaram a ser feita totalmente de forma remota. A Edificar Jr. (Empresa Júnior de Engenharia Civil da UFSCar), tem sido uma das empresas que conseguiu se adaptar e já realizaram projetos durante a quarentena.
Fernando Medeiros, Diretor de Projetos da Edificar Jr, explicou como foi esse processo de adaptação e nos disse: “O uso das ferramentas era uma das nossas dificuldades, pois não estávamos acostumados a elas. Porém, enxergamos, no isolamento social, uma oportunidade de nos dedicar ainda mais aos projetos e realizando encontros virtuais, sendo assim, possível seguir o nosso planejamento à risca e superar as expectativas do cliente. “
Algumas ferramentas como o Google Meet e Zoom passaram a ter um uso diário, permitindo realizar atividades de forma online como os Processos Seletivos e ajudando a manter o contato entre os membros das Empresas Juniores. Outras ferramentas que já eram utilizadas passaram a ter um uso ainda maior nesse período, como o Slack e WhatsApp para a comunicação interna da equipe e o Pipefy para gerenciar processos
O Núcleo São Carlos, tem sido de grande importância para as Empresas Juniores nessas semanas, dando apoio e suporte. Isto através de diversos Posts em Redes Sociais e Lives no Youtube, com o objetivo de capacitar os empresários juniores, para conseguir adaptar e inovar durante a quarentena.