Leis de reuso da água, Dia do Comerciante e denominação de via são sancionadas

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Tenente Santana (MDB), e os vereadores Jéferson Yashuda (PSDB) e Edson Hel (Cidadania) acompanharam o primeiro ato de sanção de leis do ano na tarde de segunda-feira (3), no sexto andar da Prefeitura.

A primeira lei sancionada pelo prefeito Edinho Silva (PT), iniciativa de Hel, cria o sistema de captação e aproveitamento de água de chuva, poços e valas de infiltração, tendo por objetivo a instalação de reservatórios para captação e utilização de águas pluviais não tratadas em imóveis residenciais e comerciais, ou detenção das águas para infiltrar e alimentar o lençol freático. “É um ganho para a população, que agora tem mais opções, pois só com a cisterna o custo era muito alto. No caso das valas ou poços de infiltração, as águas serão direcionadas ao subsolo, alimentando o lençol freático, dando a verdadeira contribuição ambiental”, disse o parlamentar.

A lei de iniciativa de Yashuda institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos o “Dia Municipal do Comerciante”, a ser comemorado anualmente em 16 de julho. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia), José Janone Júnior, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio), Antônio Deliza Neto, e o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Araraquara (SinHoRes), Fernando Pachiarotti, acompanharam o ato. “A ideia dessa propositura é que vocês possam, nesta data, homenagear os comerciantes em uma união das duas unidades representativas do comércio, uma das atividades mais antigas do município”, frisou o vereador.

Por fim, foi sancionada a iniciativa do presidente do Legislativo, Tenente Santana, que denomina Avenida Sargento Armando de Souza a via pública conhecida como Rua G do loteamento Jardim Ipê Rosa. Representando a família de Armando, seu sobrinho, o coronel João Batista lembrou que a homenagem não é apenas para o policial, mas para um profissional dedicado que foi enfermeiro durante muitos anos no Batalhão, ligado à assistência social e à luta de classe, tanto que foi eleito por três mandatos seguidos como presidente da Associação Social dos Cabos e Soldados de Araraquara.

Santana pontuou que “quem conheceu o Armando de Souza sabe que foi uma pessoa que doava seu trabalho e suas horas de folga em prol do próximo. Para nós, é um momento de alegria estar aqui eternizando seu nome em uma via pública no município de Araraquara, por tudo o que desempenhou em vida”.

O chefe do Executivo destacou a importância de cada uma das leis, que agora passam a vigorar no município, e o significado da sanção pública. “Criamos esse ato por ser uma forma de estarmos reconhecendo o trabalho do vereador. Muitas vezes, a Câmara Municipal é atacada e ofendida, mas poucos sabem do trabalho do vereador no dia a dia, de sua atuação junto à comunidade. E dar visibilidade à produção legislativa é uma forma de reconhecimento desse trabalho.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *