Gerente de Proteção Básica explica importância dos Cras

A crise econômica, agora agravada pela pandemia do novo coronavírus, faz aumentar a demanda por serviços nos Cras, ou Centros de Referência de Assistência Social, órgãos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Em Araraquara, antes da pandemia, as dez unidades de Cras contabilizavam cerca de 3.600 atendimentos por mês, através dos programas de proteção social oferecidos pelos governos municipal, estadual e federal. Durante a pandemia, os atendimentos são feitos via telefone ou por agendamento.

Conforme disse na sexta-feira (10), em entrevista ao programa Canal Direto com a Prefeitura – Especial Coronavírus (via Facebook da Prefeitura), a gerente de Proteção Social Básica, Giovana Perez de Arruda, os Cras têm como foco principal promover as famílias mais vulneráveis do município e dar acesso a direitos sociais.

Atualmente, Araraquara tem unidades de Centro de Referência de Assistência Social – nos bairros Cecap, Cruzeiro do Sul, Yolanda Ópice, Hortênsias, Parque São Paulo, Vale do Sol, Maria Luiza, Semi Dei, São Rafael e Valle Verde.

Espalhados por vários territórios que congregam diversos bairros em cada unidade, os Cras atendem por procura espontânea (das pessoas), ou através de encaminhamentos feitos pelas várias secretarias municipais, e também por busca ativa, a partir de visitas familiares, ou via telefone e correspondência.

Com equipes multiprofissionais, compostas principalmente por assistentes sociais e psicólogos, além de agentes sociais e administrativos, estes Centros também oferecem os programas Oficinas Culturais e Escolinhas de Esporte, entre outros serviços.

Através dos Cras, ainda é feito o Cadastramento Único (CadÚnico) do governo federal das famílias beneficiárias dos programas, como o Bolsa Família.

“A principal função do Cras é ser o articulador das políticas públicas, atuando como porta de entrada aos serviços oferecidos, também como promoção aos direitos sociais”, explicou Giovana.

Exceções

Por causa da Covid-19, com exceção das unidades do Cecap e do Parque São Paulo, os demais Cras estão atendendo por telefone em Araraquara, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Também são feitos atendimentos presenciais, desde que agendados previamente, via telefone.

O telefone de cada unidade pode ser conferido no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br) e para mais informações ou serviços a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h na Rua 13 de maio, 1264, na Vila Xavier, com telefone 3301-1800.

Vale ressaltar que a Secretaria atende usuários dos programas e serviços sociais que residem em territórios em que não existem Cras.

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