Em solenidade, Edinho sanciona quatro leis aprovadas pela Câmara

O prefeito Edinho sancionou em solenidade na Prefeitura, nesta segunda-feira (2), quatro leis aprovadas pela Câmara Municipal. As propostas são de autoria dos vereadores Toninho do Mel (PT), Roger Mendes (Progressistas), Magal Verri (MDB) e Raimundo Bezerra (Republicanos).

O projeto de lei de Toninho do Mel institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara a campanha de conscientização “Março Marinho”, que tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer colorretal (câncer de intestino grosso e reto) e informar que a doença apresenta chances de cura se diagnosticada precocemente.

A data poderá ser lembrada anualmente no município com reuniões, palestras, seminários ou outros eventos. No Brasil, cerca de 40 mil pessoas devem ser diagnosticadas com a doença em 2020, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer, do Ministério da Saúde.

“É uma doença muitas vezes silenciosa e que, quando se manifesta, pode estar em estágio avançado. É muito importante essa conscientização para os exames preventivos. Parabéns ao vereador Toninho do Mel pela iniciativa”, disse Edinho.

Homenagens
As outras leis sancionadas denominam nomes de vias públicas, em homenagens a cidadãos araraquarenses. O projeto de lei do vereador Roger Mendes denomina Rua Matilde Julien a via conhecida como Rua E do loteamento Jardim Ipê Rosa.

Matilde foi funcionária da Nossa Caixa-Nosso Banco durante 25 anos, fundadora da Casa Mater em 1988 (entidade voltada a mães carentes) e presidente do Fisa (Fundo das Instituições Sociais de Araraquara) e da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul. Ela morreu em fevereiro de 2019, aos 74 anos, deixando como legado um grande exemplo de solidariedade e amor ao próximo.

A iniciativa de Magal Verri denomina Rua Almir Ricardo Lujan Bertho a via pública conhecida como Rua 01 do loteamento Residencial Alamedas II. O homenageado morreu em maio de 2012, aos 19 anos de idade, vítima de acidente de trânsito. Almir estudou no CER Maria Enaura Malavolta Magalhães, no Sesi e no EEBA (Escola Estadual Bento de Abreu) e era formado Ferramenteiro de Corte, Dobra e Repuxo pelo Senai.

Outra homenagem foi feita pelo vereador Raimundo Bezerra, denominando Rua Estevam de Oliveira a via conhecida como Rua A do bairro Jardim Ipê Amarelo. Estevam foi padeiro por oito anos, mas depois se tornou sorveteiro, profissão na qual atuou até os últimos dias de vida. Ele faleceu aos 94 anos, em 2014.

Em sua fala, Edinho parabenizou os vereadores pelas homenagens e agradeceu aos familiares por terem permitido a elaboração e a sanção das leis. “A cidade é construída por aqueles que fazem sua história. O nome de uma rua eterniza as pessoas que fizeram parte da cidade e jamais serão esquecidas pelas famílias, pelos amigos e por todos nós”, declarou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *