Bispo auxiliar da Diocese de São Carlos recebe título de Cidadão Araraquarense

O prefeito Edinho participou da sessão solene de entrega do título de Cidadão Araraquarense ao bispo auxiliar da Diocese de São Carlos da Igreja Católica, Dom Eduardo Malaspina, na noite de quinta-feira (31). A homenagem foi indicada pelo vereador José Carlos Porsani (PSDB) e aprovada pelos parlamentares.

Nascido em Tabatinga, Eduardo Malaspina foi formado na própria Diocese de São Carlos e tem forte relação com Araraquara e os municípios da nossa região. “Meu primeiro contato com Eduardo foi quando ele ainda era padre em Américo Brasiliense e desenvolvia um grande trabalho junto aos migrantes, e eu era integrante da Pastoral dos Migrantes”, afirmou Edinho.

“Depois, Eduardo investiu em sua formação até chegar ao posto de bispo auxiliar. Um bispo que vocaciona nossa diocese para o trabalho pastoral. O Papa Francisco e o bispo Dom Paulo Cezar Costa escolheram como bispo auxiliar uma pessoa preparada e vocacionada para essa tarefa”, concluiu o prefeito.

Para o presidente da Câmara, Tenente Santana (MDB), Araraquara se sente muito feliz por acolher Eduardo Malaspina como filho. “Parabéns ao vereador Porsani, que escolheu com maestria o nome para homenagear. Dom Eduardo trabalhou sempre na nossa região levando a palavra de fé, amor e esperança, e agora vem colhendo frutos dessa caminhada. Eu só poderia parabenizá-lo”, declarou.

O autor da indicação também parabenizou Malaspina por sua trajetória. “É uma grande honra ser autor desta homenagem. Eu o conheço há muitos anos, desde quando ele era diácono na Paróquia de Santa Ângela, no Santa Angelina. Uma pessoa com grande capacidade de comunicação e que sempre cultiva amizades e conquista a admiração de todos. Muito obrigado por dedicar a vida a Deus e sempre levar a mensagem do Evangelho a todos”, disse Porsani.

O vigário episcopal do Vicariato São Bento, padre Cristian Capelatto, elogiou a atuação do homenageado na diocese. “Dom Eduardo está fazendo um trabalho de reformular e fortalecer as pastorais. Cada pastoral que surge são vidas por trás. Crianças, jovens, adultos, idosos vivendo com mais dignidade”, disse. “Esse título é muito merecido.”

Por fim, o homenageado agradeceu a todos e afirmou que ganha ânimo e forças para seguir na caminhada. “Para mim, receber esse título de Cidadão Araraquarense não é apenas questão de honra, mas é uma missão profética de ser alguém que se soma aos seus habitantes, a tantos cristãos católicos com desejo de fazer a diferença. Eu ganho forças para lutar junto com os cidadãos por uma Araraquara mais humana. Eu ganho coragem para denunciar as injustiças causadas ao meu povo, porque não sou mais estrangeiro em terras estranhas: eu sou cidadão junto ao povo de Deus que me confiou. Eu ganho ânimo redobrado para mostrar aos tristes e abatidos que Deus mora nesta cidade”, declarou Dom Eduardo.

Também estiveram presentes na sessão solene os vereadores Roger Mendes (Progressistas), Elias Chediek (MDB) e Jeferson Yashuda (PSDB); o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto; o coordenador diocesano de pastoral, padre Marcelo Aparecido de Souza; o prefeito de Tabatinga, Dr. Eduardo Martinez; o presidente da Câmara Municipal de Tabatinga, Vanderlei Carvalho; além das demais lideranças religiosas e dos familiares de Dom Eduardo Malaspina.

Trajetória
Eduardo Malaspina nasceu em Tabatinga, em 12 de julho de 1967. Filho de Odino e Ivonete, é o segundo filho de três irmãos. Depois de concluir o Seminário Menor (1982-1984) e a Faculdade de Filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos (1985-1987), fez Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988-1991).

Licenciado em Filosofia pelo Claretiano – Centro Universitário, fez Ciência da Comunicação Social na Universidade Salesiana, em Roma. Também concluiu Jornalismo na Universidade do Sagrado Coração em Bauru (2001-2004) e Mestrado em Teologia Pastoral na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009-2012).

Pertencente ao clero da Diocese de São Carlos, foi Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Jaú (1992); Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Américo Brasiliense (1992-1999); Secretário Diocesano de Pastoral e Coordenador Diocesano da Pastoral da Diocese de São Carlos (2000-2008); representante dos presbíteros da Diocese em diversos encontros nacionais de presbíteros (ENP), professor do Seminário do Propedêutico e do Instituto de Filosofia São Tomás de Aquino (INFISTA) da Diocese; membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores; Chanceler do Bispado (2013-2017); e foi pároco da Paróquia de São Nicolau de Flüe em São Carlos (2001-2018).

Em 7 de março de 2018, Eduardo Malaspina foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo Auxiliar da Diocese de São Carlos (sua ordenação episcopal aconteceu Catedral São Carlos Borromeu, no dia 1º de maio de 2018). Dom Eduardo também é Vigário Geral da Diocese de São Carlos e Bispo Referencial da Comissão de Defesa da Vida do Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *