Indicação pede inclusão de dentistas na testagem rápida para Covid-19
Como mais uma forma de enfrentamento à Covid-19, Araraquara está fazendo testes rápidos para saber qual o nível de contágio da doença na população. Esse trabalho é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade de Araraquara (Uniara) e será realizado por meio de amostragem. A estratégia é começar pelos trabalhadores da linha de frente, ou seja, da Saúde, e em seguida integrantes da segurança pública, limpeza pública e os idosos.
O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Tenente Santana (MDB), acredita que mais uma classe deve ser priorizada: os profissionais da área de Odontologia. “De acordo com pesquisa do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os dentistas e técnicos em Saúde Bucal são os mais vulneráveis à infecção pelo novo coronavírus em sua atividade profissional. Em uma escala de 0 a 100, eles estão no topo do mapeamento de risco”, disse.
Tendo em vista que Araraquara conta com um número significativo de trabalhadores nesse setor, o parlamentar encaminhou, na tarde de quinta-feira (28), a Indicação nº 1.853/2020 ao Executivo, sugerindo que os dentistas e seus auxiliares passem a integrar o grupo da primeira fase de testes rápidos para a Covid-19.
“A pesquisa da UFRJ evidencia que é de suma importância priorizar os profissionais da área de Odontologia nessa primeira fase de testagem, assim como aqueles profissionais que atuam na linha de frente na área da Saúde, em função do ambiente, da dinâmica da atividade e proximidade física com os pacientes. Temos que proteger também esses trabalhadores tão importantes para a sociedade”, finalizou Santana.