Contrato de serviços de coleta seletiva é renovado com a Cooperativa Acácia
Durante o 2º Fórum Municipal de Lixo e Cidadania, nesta sexta-feira (28), Prefeitura, Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos) e Cooperativa Acácia assinaram a renovação do contrato para a coleta seletiva, triagem e beneficiamento de materiais recicláveis pelos próximos 12 meses.
O evento foi realizado no Centro Internacional de Convenção e foi voltado às catadoras e aos catadores de materiais recicláveis, com objetivo de mostrar o impacto positivo que a coleta seletiva proporciona, gerando oportunidade, sustento e dignidade a cerca de 180 cooperados da Acácia e suas famílias.
Além disso, o fórum marcou o início de um novo processo na Cooperativa Acácia: os cooperados iniciarão um novo processo de formação e capacitação, onde receberão cerca de 60 horas de cursos profissionalizantes na área do cooperativismo; boas práticas de governança cooperativa; capacitação em coleta de resíduos sólidos, logística reversa, produtividade e produção; melhoria do trabalho em equipe e valorização do trabalho dos catadores.
“Estamos incentivando o cooperativismo para que outras experiências possam gerar renda como a Acácia”, afirmou o prefeito Edinho, que revelou a criação de uma cooperativa alimentar e a organização de uma cooperativa de egressos do sistema prisional. “Vai ser a mão estendida a quem quer recomeçar”, disse.
Para Edinho, a Acácia é um exemplo. “É um modelo para outras cooperativas. Não foi fácil chegar onde vocês chegaram. Quero agradecer a todas as catadoras e aos catadores pelo serviço de excelência que prestam em Araraquara. As cooperativas derrotam o desemprego e as mazelas que o desemprego provoca”, analisou.
O superintendente do Daae, Donizete Simioni, ressaltou que Araraquara foi um dos poucos municípios a conseguirem o Selo Verde Azul, do Governo do Estado, e parabenizou os cooperados da Acácia. “Conseguimos o selo pelo segundo ano consecutivo. Isso foi graças ao trabalho de todos vocês. A coleta de resíduos é uma política que funciona em Araraquara e que cobre 100% da cidade”, declarou.
Em sua fala, a presidente da Acácia, Helena Francisco da Silva, comemorou a renovação do contrato. “Tenho orgulho quando vou para eventos em outras cidades e outros estados e digo que temos contrato assinado desde 2008. Somos referência para o Brasil e o mundo. Do lixo, nós tiramos nosso sustento. Conseguimos nossa cidadania. Digo com muito orgulho: sou cooperada e sou catadora”, relatou.
A coordenadora do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, lembrou que o primeiro fórum do tema foi feito em 2007, quando a Acácia estava em seus primeiros anos. Desde então, o número de cooperados aumentou e a cobertura chegou a 100% da cidade. “Este evento é para mostrar a importância do trabalho que vocês realizam”, destacou.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Toninho do Mel (PT) também parabenizou os cooperados. “Eu sei a responsabilidade que vocês têm, a dedicação. Vocês estão fazendo um grande trabalho em nossa cidade e devem sempre ser valorizados”, disse o parlamentar.
Já a deputada estadual Márcia Lia (PT) lembrou detalhes da fundação da Acácia, que se transformou em cooperativa em 2005. “Participamos da criação de toda essa história. É uma honra muito grande estar aqui hoje. A Cooperativa Acácia é exemplo e um orgulho a todos nós”, afirmou.
Também estiveram no evento a diretora de Gestão Ambiental do Daae, Katia Matteo; o coordenador de Participação Popular, Alcindo Sabino, entre outros representantes do governo municipal; além de cooperadas e cooperados da Cooperativa Acácia.