Idealizadores de novos abrigos para pontos de ônibus são premiados
Em cerimônia na Prefeitura, nesta quarta-feira (19), a Prefeitura premiou os vencedores do concurso de melhor projeto arquitetônico para os abrigos de passageiros de transporte público localizados na Praça Santos Dumont, em frente à Casa da Cultura “Luís Antonio Martinez Corrêa”, no Centro de Araraquara.
Felipe Vitor Batista dos Santos e Alexandre Vergara ficaram em primeiro lugar, com prêmio de R$ 5 mil. Já Ricardo Luiz Alfieri ficou com a segunda posição e recebeu R$ 2,5 mil.
O objetivo do concurso é trocar os abrigos que foram instalados em frente à Casa da Cultura, que é tombada desde 1998 pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). Os abrigos atuais não respeitam as determinações de bens tombados pelo Estado e precisam ser substituídos.
Foram aceitas inscrições de arquitetos e urbanistas e/ou empresas de arquitetura e urbanismo com registro ativo junto ao CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), ou equipes com pelo menos um arquiteto urbanista com registro ativo.
A previsão da Controladoria do Transporte de Araraquara é que os novos abrigos para o ponto de ônibus sejam instalados em breve. Inclusive, o projeto vencedor poderá ser implantado em outros locais na cidade e ser validado como projeto padrão para abrigo de passageiros.
“Esse é um gesto de carinho dos arquitetos para a cidade, já que a premiação é simbólica e bem abaixo do valor real dos trabalhos apresentados. Agradeço muito a eles pela participação e parabenizo pela conquista. São projetos bonitos, criativos e funcionais, o que é mais importante”, afirmou Edinho.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Edio Lopes (PT) parabenizou os vencedores e a Prefeitura. “O prefeito poderia simplesmente pedir para algum arquiteto fazer o projeto, mas a escolha foi dessa forma democrática. Esses pontos de ônibus serão referência”, disse.
A secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Poleto, elogiou os vencedores e relatou a dificuldade dos trabalhos. “Era necessário ter muito cuidado com a paisagem para manter as características do entorno. É um projeto aparentemente simples, mas que também é complexo”, explicou.
Nilson Carneiro, diretor-presidente da Controladoria do Transporte de Araraquara, afirmou que os projetos apresentados foram de ótima qualidade. “Parabéns aos premiados. A Prefeitura agora fica com o direito de utilização dos projetos e temos a ideia de expandir, espalhar novos abrigos em outros locais”, afirmou.
Também estiveram no evento o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto; os vereadores Paulo Landim (PT) e Elias Chediek (MDB); a coordenadora de Acervos e Patrimônio Histórico, Danielle Aquino; Matheus Bianchini, representando o Consórcio Araraquara de Transportes (CAT); entre outras autoridades.