Voos da Azul retornam a Araraquara e fomentam turismo e economia
Às 9h32 desta terça-feira, 17 de dezembro, a Azul Linhas Aéreas fez o seu primeiro pouso no Aeroporto Bartholomeu de Gusmão após a retomada dos voos comerciais entre Araraquara e o Aeroporto de Viracopos, em Campinas.
O voo saiu por volta das 8h30 de Campinas e teve as presenças do prefeito Edinho, do vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, do vice-presidente da Câmara Municipal, Edio Lopes (PT), do assessor da Presidência da Azul, Ronaldo Veras, e do representante da Secretaria de Turismo do Estado, Luis Sobrinho, além de todos os passageiros.
Na chegada a Araraquara, o avião ATR 72-600 passou pelo tradicional batismo com jatos de água. As autoridades também posaram para fotos com as bandeiras de Araraquara e da Azul Linhas Aéreas. Às 11h30, o voo de volta para Campinas decolou do Bartholomeu de Gusmão.
Um dos passageiros que viajou de Campinas para Araraquara foi a artista plástica Maria Isabel Alves Camellini, de 60 anos, que veio para a cidade para passar o Natal com sua mãe. “Achei maravilhoso o aeroporto ser reaberto. Isso é excelente e bastante cômodo, principalmente para quem faz a rota Araraquara-São Paulo. Fiquei muito feliz quando soube que o aeroporto foi reaberto”, declarou.
Quatro vezes na semana
A princípio, os voos serão quatro vezes por semana: terças-feiras, quintas-feiras, sábados e domingos. Após o aeroporto ser certificado para voos noturnos, as viagens passarão a ser diárias e também no período da noite.
A partir de quinta-feira (19), os voos saem de Campinas às 9h30 para Araraquara e decolam às 10h45 de Araraquara para Campinas. A viagem a Campinas permite conexão com mais de 60 destinos no Brasil e no mundo, como Estados Unidos e países europeus e sul-americanos.
A volta da Azul para Araraquara integra um programa estadual chamado “São Paulo para Todos”, que concedeu redução na alíquota do imposto sobre querosene de 25% para 12%, tendo como contrapartida o investimento das empresas aéreas no fomento da aviação no interior e no litoral do Estado.
“Agradeço ao governador João Doria [PSDB] por pensar no interior de São Paulo e na aviação regional. Minha gratidão também à Azul por acreditar em Araraquara, além de todas as secretarias da Prefeitura que trabalharam para que isso fosse possível. Eu nunca achei normal ver esse aeroporto desativado para voos comerciais. Se temos infraestrutura, aglutinação populacional e força econômica, essa contradição tinha que ser superada”, afirmou o prefeito Edinho.
“Se São Paulo quer continuar sendo um polo econômico, temos que fortalecer a aviação regional. Agora, todas as vezes em que apresentarmos Araraquara para investidores, essa lacuna não existirá mais”, concluiu Edinho.
O vereador Edio Lopes também destacou a importância dos voos. “A cidade e a região ganham. O turismo da nossa região tem que ser desenvolvido, fortalecido”, declarou o vice-presidente da Câmara, representando o Legislativo.
Para Damiano Neto, a volta dos voos é muito significativa. “Sem dúvida, é uma conquista muito importante para Araraquara, principalmente porque vivemos um bom momento de atração de investimentos. A retomada dos voos potencializa esse trabalho que vem sendo feito e será um grande aliado no fomento à economia regional, porque este aeroporto atende todas as cidades da nossa região”, disse o vice-prefeito.
O diretor de Operações Aeroportuárias, Álvaro Cardoso Júnior, parabenizou a todos. “A nossa missão é transportar a sociedade para o Brasil e para o mundo. Desejo muitas felicidades, parabenizando o governo municipal e a Azul”, revelou.
Luis Sobrinho, representando a Secretaria de Turismo do Estado, lembrou que o crescimento das cidades sempre esteve ligado aos transportes, seja nos portos, nas estações de trem e nas rodovias. “Na modernidade, o aeroporto é que é o centro econômico de qualquer município do estado. Araraquara não vai só mandar viajantes, mas também vai atrair viajantes a negócios e a lazer”, observou.
Ronaldo Veras, em nome da Azul, salientou que os voos para Campinas conectam Araraquara com o mundo. “Estamos ligando Araraquara ao Brasil e a outros países. Em breve, com o voo noturno, o passageiro poderá ir e voltar no mesmo dia. Esse voo é para vocês. Muito obrigado”, afirmou.
Manoel de Araújo Sobrinho, presidente da Morada do Sol Turismo, Eventos e Participações, destacou que toda a cidade deve prestigiar os voos no Aeroporto Bartholomeu de Gusmão. “Os voos só vão continuar acontecendo se tiver demanda. Apesar dos investimentos de todas as esferas de governo, precisamos do apoio de toda a sociedade local”, alertou.
Em nome do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Fernando Pacchiarotti também desejou sucesso à Azul em Araraquara. “Espero que seja o início de uma longa temporada de voos aqui no aeroporto.”
Ainda estiveram presentes no evento os vereadores Paulo Landim (PT), Toninho do Mel (PT), Edson Hel (Cidadania), Zé Luiz (Cidadania), Roger Mendes (Progressistas), Jeferson Yashuda (PSDB), José Carlos Porsani (PSDB) e Rafael de Angeli (PSDB); o prefeito de Américo Brasiliense, Dirceu Pano; a diretora de Desenvolvimento Regional, Edna Martins; secretários, coordenadores e gestores municipais; entre outras autoridades locais e regionais.
Piloto da casa
Outra curiosidade sobre o voo inaugural é que o piloto que comandou a aeronave é araraquarense de nascimento. André Dal Ri, de 35 anos, surpreendeu todos os passageiros durante os procedimentos de descida da aeronave para o pouso.
Depois de passar as informações do aeroporto de Araraquara, como temperatura e condições climáticas (o que é padrão em todos os voos), o comandante deu um depoimento emocionado.
“Como nascido em Araraquara e criado em Gavião Peixoto, agradeço à Azul por esse momento único. Estou muito feliz mesmo. Divido com vocês esse momento especial na minha vida. Espero vê-los em breve em outras oportunidades. Araraquara e a região têm muito a crescer com isso [voos regulares]”, afirmou o comandante por meio dos alto-falantes do avião.
André Dal Ri é piloto há 17 anos (começou a carreira assim que completou a maioridade). Na Azul, o piloto trabalha há oito anos. Ao chegar em Araraquara, o comandante foi recebido com muito carinho e muita festa por sua família.