Vigilantes são homenageados em 20 de junho
Historicamente, a profissão de vigilante como é conhecida atualmente teria surgido em meados do século XIX nos Estados Unidos. No entanto, as empresas responsáveis em treinar e oferecer esse tipo de serviço só apareceram no Brasil na década de 1960, com o crescimento das instituições financeiras no país.
Atualmente, para desempenhar a função de vigilante no Brasil, o profissional deve possuir um curso de formação e a Carteira Nacional de Vigilante. As empresas de vigilância também devem ser registradas no Ministério da Justiça, por meio da Polícia Federal, que é a responsável por fiscalizar as academias de formação dos vigilantes.
Lei Municipal
Pensando na importância desse profissional, o vereador Toninho do Mel (PT) propôs lei instituindo e incluindo no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara o Dia Municipal do Vigilante, a ser comemorado anualmente em 20 de junho.
“É uma homenagem a todos os que atuam na área de vigilância, homens e mulheres fundamentais na estrutura de nossa sociedade, profissionais que se dedicam a proteger e vigiar propriedades públicas e privadas, com o intuito de evitar vandalizações e garantir a segurança do ambiente”, enfatiza o parlamentar.
Para Toninho, ser vigilante é ser cidadão, consciente da sua importância na sociedade, é cuidar do patrimônio e das pessoas com zelo e dedicação. “Vigilantes zelam pelos bens, vida e família com atenção, respeito e seriedade”, completa.
É importante destacar que os recursos necessários para atender as despesas com execução da lei serão obtidos mediante doações, campanhas, parceria com empresas de iniciativa privada ou governamental, sem acarretar ônus para o município.