Uniara participa de estudo internacional voltado a estudo de nanocelulose como plataforma para fotocatálise
Atividade é financiada pelo Ministerio de Ciencia, Innovación y Universidades, da Espanha
A Universidade de Araraquara – Uniara, por meio do professor do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM, Hernane da Silva Barud, participará do projeto internacional “Development of nanocellulose-based nanocomposite materials as support of solar photocatalysts”.
“É financiado pelo Ministerio de Ciencia, Innovación y Universidades, da Espanha, por meio do Consejo Superior de Investigaciones Científicas – CSIC. A ideia é utilizar a nanocelulose como plataforma para fotocatálise. Nosso grupo, em Araraquara, trabalha com nanocelulose, em especial, a de origem bacteriana. Há recursos para desenvolvimento do trabalho e para missões, e está prevista a vinda de uma pesquisadora espanhola ao Brasil em julho ou agosto, que visitará a Uniara, entre outras universidades”, conta Barud.
Ele menciona que, além da Universidade de Araraquara, o projeto contará com a participação da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, da Universidade Federal do Piauí – UFPI e do Instituto de Ciencia de Materiales de Madrid. “A coordenadora é a professora da UFMA, Ana Clecia Santos de Alcântara, e há vários pesquisadores brasileiros e internacionais. Isso é mais uma iniciativa que coloca a Uniara em um cenário mundial nos processos de internacionalização, o que é interessante tanto para docentes quanto para discentes. São portas que se abrem para futuras colaborações”, finaliza.
Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.