Seminário debate estratégia de gestão de resíduos orgânicos
O Departamento de Água e Esgotos (Daae) e a Coordenadoria Executiva de Agricultura, órgão da Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, realizaram na noite de segunda-feira (16), seminário que discutiu estratégias municipais para a gestão de resíduos sólidos orgânicos, com foco na compostagem dos materiais.
O evento ocorreu no auditório da Biblioteca Municipal e a mesa de abertura contou com a presença do superintendente do Daae, Donizete Simioni, da Coordenadora Executiva de Agricultura, Silvani Silva, do Coordenador Municipal de Segurança Alimentar, Marcelo Mazeta, da presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Ana Carolina Marcondelli e do palestrante da noite, o Engenheiro Agrônomo, Antonio Oswaldo Storel Júnior.
“A questão de resíduos sólidos no município de Araraquara vem se fortalecendo tanto no ponto de vista ambiental, como no social. Hoje, o serviço de coleta de resíduos orgânicos e materiais recicláveis atende 100% da população. Um dos maiores desafios da atualidade é a autogestão desses resíduos, priorizando a sustentabilidade, ou seja, diminuição do potencial de geração em conjunto com a transformação antes de devolvê-los à natureza”, afirmou o superintendente do Daae, Donizete Simioni, que na ocasião estava representando o prefeito Edinho Silva.
O seminário seguiu com a exposição do palestrante acerca da história do gerenciamento de resíduos sólidos urbanos no Brasil, que passou pela queima em incineradores, disposição final em lixões e aterros sanitários. O engenheiro destacou a importância da distinção entre rejeitos (fraldas, papel higiênico, entre outros) e resíduos orgânicos (restos de alimentos e vegetação), estes últimos com potencial para o processo de compostagem, proposta apresentada como forma de superação ao atual cenário de crise na gestão de resíduos.
Ainda estiveram presentes no evento, Rosires Nogueira, representando a deputada estadual Márcia Lia, a diretora de Gestão Ambiental do Daae, Katia Matteo, entre outros servidores da autarquia e agricultores do município.