Projeto de alunos da Uniara leva conscientização ambiental ao Pinheirinho
O vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, representou o prefeito Edinho no lançamento do projeto “Parque + Limpo”, no Parque do Pinheirinho, na manhã de sábado (23).
O projeto foi desenvolvido como conclusão do curso da turma do 5º ano de Engenharia Civil da Uniara (Universidade de Araraquara), dentro das aulas de Gestão Ambiental, e consiste na implantação de coleta seletiva dentro do Parque do Pinheirinho. Quase 80 alunos participaram do desenvolvimento da iniciativa.
Foram instalados três conjuntos de lixeiras grandes (até 200 litros) e três de lixeiras pequenas (até 20 litros), o que garante esses resíduos (como plásticos, vidros, papéis e alumínios) tenham destinação correta e sejam encaminhados a cooperativas para reaproveitamento. Os alunos foram responsáveis por toda confecção dos coletores, das placas informativas, bem como dos suportes.
“É um projeto muito importante e que visa contribuir para o nosso meio ambiente. Parabéns aos alunos do 5º ano de Engenharia Civil da Uniara por essa iniciativa e ao professor Alexandre Pierri por toda a orientação e a participação no desenvolvimento do projeto”, afirma Damiano.
Alexandre Coan Pierri, professor de Gestão Ambiental na Uniara e gerente de Controle de Perdas do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), explica que os alunos fizeram diversas pesquisas de campo dentro do parque, verificando o fluxo de visitantes, a quantidade de lixo descartado e os tipos de materiais.
“Eles foram a campo, passaram uma semana coletando lixo no parque. Foi um projeto excelente, porque é a primeira oportunidade que eles tiveram no curso para devolver algo para a cidade. Eles levantaram um tempo dentro do curso com um projeto para Araraquara. Serão profissionais preocupados com a nossa cidade”, diz o professor, que parabeniza a parceria entre a Prefeitura, a Uniara e o Daae.