Procon alerta consumidores sobre compras online
Com o comércio fechado por conta da pandemia do coronavírus e a possibilidade de aumento nas vendas online, o Procon Araraquara reforça a orientação aos consumidores: é preciso ficar atento para a vários detalhes antes de concluir qualquer negócio a distância.
As compras realizadas fora do estabelecimento físico geram uma série de direitos, como o arrependimento, que possibilita ao consumidor ter um prazo de até sete dias para devolver o produto adquirido via internet, mesmo pelo aplicativo WhatsApp.
De acordo com o Coordenador do Procon Araraquara, Rodrigo Martins, o cliente que faz compras online deve ficar atento sobre a credibilidade e a segurança da empresa e do site na hora de fazer a compra. “É importante verificar antes se não existem reclamações contra a empresa, que podem ser observadas no site ‘Reclame Aqui’, ou no site do Procon-SP”, explica Rodrigo.
Outro detalhe importante é dar ‘prints’ das telas para garantir o cumprimento da oferta caso os valores mudem no momento do fechamento da compra. Vale também para casos em que o produto não é entregue ou que apresente algum problema.
“Caso o consumidor receba o produto diferente de como imaginou ou se arrependa da compra, ele tem o direito de devolvê-lo no prazo de até 7 dias recebendo de volta os valores pagos”, ressalta o Coordenador do Procon Araraquara.
É preciso atenção também na forma de pagamento, como por boleto bancário, que pode ser falso. E o cuidado deve ser redobrado em caso de depósito bancário para confirmar a compra do produto.
Vale destacar que também por conta da pandemia, o Procon Araraquara está atendendo de forma online, pelo telefone 3301-3131 (das 9h30 às 16h30), ou pelo Whatsapp 99701-0120.