Padre abençoa profissionais de saúde que atuam no combate ao coronavírus
O padre João Orlando Cavalcante de Souza, da Paróquia São Francisco de Assis, do Jardim Roberto Selmi Dei, fez uma bênção aos profissionais de saúde de Araraquara em frente à UPA da Vila Xavier, na tarde de segunda-feira (6).
A bênção também contou com participação do diácono da paróquia, Flávio Francisco da Silva, além de Aparecida dos Santos, a Irmã Cida, representando as Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição.
A estrutura montada pela Prefeitura na Vila Xavier será o polo de atendimento e triagem para casos suspeitos e diagnosticados com o novo coronavírus, causador da pandemia mundial da doença Covid-19.
“Nós queremos abençoar e reconhecer o trabalho da equipe que está lutando, incansavelmente, para salvar vidas. A Igreja diz para vocês: estamos juntos”, afirmou o padre João Orlando.
“Nós estamos nos preparando para as próximas semanas, quando precisaremos muito desses profissionais que escolheram a Saúde como profissão de vida. Estamos montando um ‘exército de pessoas solidárias’ para derrotar o coronavírus”, disse o prefeito Edinho.
Depois da bênção, Edinho, as autoridades religiosas e a equipe da Prefeitura também visitaram as instalações da UPA da Vila, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (que terá 20 leitos de retaguarda) e o Hospital da Solidariedade (que abrigará 50 leitos entre semi-UTI e retaguarda).
Situação da Covid-19
Segundo o último boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus, divulgado na tarde desta terça-feira (7), Araraquara continua com sete casos confirmados da Covid-19, com a morte de um idoso de 81 anos.
As notificações subiram para 64, o que inclui, além dos sete confirmados, 24 casos descartados e 33 aguardando resultado de exames. Seguem internadas 20 pessoas e duas mortes são investigadas.
No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, são 13.717 casos confirmados de coronavírus e 667 mortes (114 a mais que na segunda-feira, um recorde diário). Em todo o mundo, os casos chegam a 1,4 milhão, com 81 mil mortes, segundo levantamento da universidade norte-americana Johns Hopkins, atualizado às 18h desta terça-feira.
Fazem parte do grupo de risco da Covid-19: idosos (acima de 60 anos), pessoas com doenças autoimunes, imunossuprimidos, gestantes, lactantes e pessoas com doenças crônicas. Entre os sintomas do novo coronavírus estão febre alta e persistente, tosse, cansaço e falta de ar.
Para a prevenção da doença, é recomendada a higienização frequente das mãos (com água e sabão ou álcool gel), manutenção dos ambientes arejados e o isolamento social (prática seguida por diversos países do mundo), evitando aglomerações de pessoas.
Dúvidas e orientações podem ser solucionadas pela Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone 0800-771-7723, das 7h30 às 16h30. Mais informações também estão disponíveis no site www.araraquara.sp.gov.br/coronavirus.