Orientação muda: imediatamente após qualquer sinal de gripe, pessoa deve procurar médico

Procurar o serviço de saúde logo nos primeiros sintomas é diferencial no diagnóstico e tratamento, diz diretor clínico da Gota de Leite

O médico Ademir Sala, diretor clínico da Maternidade Gota de Leite, chamou a atenção da população para a importância da busca de atendimento médico imediatamente ao aparecimento dos primeiros sintomas gripais no caso de ocorrência da Covid-19. A fala de médico chama a atenção para a mudança nos procedimentos por parte da classe médica, passados 90 dias do início da quarentena no Brasil.

“Até aqui, o entendimento da comunidade médica de maneira geral era o de que a pessoa buscasse atendimento apenas após haver uma reunião dos sintomas indicativos para Covid-19, onde o principal deles é a falta de ar. No entanto, estamos diante de uma doença nova, que desafia a ciência e nos mantém em alerta constante às suas variações. Dentro disso, o novo protoloco adotado é o de que as pessoas procurem o posto de saúde ou a UPA logo que o primeiro sintoma gripal surgiu”, esclareceu o médico.

Ademir Sala também lembrou a semelhança que os sintomas gripais se apresentam e reforçou que, independentemente de isso caracterizar Covid, ou não, a orientação agora é se apresentar ao serviço de saúde o mais rápido possível. Especialmente nesta época do ano, em que é as síndromes gripais e respiratórias são bastante comuns. “Na maioria dos casos, a pessoa saberá que está com outro tipo de problema, mas, se for o caso de ser mesmo Covid, o atendimento precoce fará total diferença, tanto na condução dos cuidados, como na interceptação da rede de contaminação e freio do desenvolvimento ruim da doença, que pode levar o paciente a uma UTI e, até, à morte”, enfatizou.

Outro ponto importante destacado pelo médico foi o período correto para a realização do teste, que é entre o terceiro e o sétimo dia após o surgimento dos sintomas que, inclusive, não precisam aparecer todos juntos. “Estamos lidando com um vírus caprichoso, que não é localizado fora desse período, de forma que, fazer o teste antes do terceiro dia ou após o sétimo dia é correr um risco enorme de termos resultados que não representam a realidade. Isso pode trazer um resultado negativo para um paciente positivo. No entanto, ainda assim, insistimos que ao primeiro sintoma gripal a pessoa procure atendimento”, reforçou Sala.

Inclusive, pacientes que não tiverem condições de isolamento domiciliar enquanto aguardam o dia certo para a realização do teste, podem permanecer internados nas enfermarias da Upa da Vila Xavier, da Santa Casa, do Hospital de Campanha ou do Hospital estadual de Américo Brasiliense (HEAB), em observação. Isso vale, também, para pessoas de todos os grupos de risco.

Ademir Sala destacou o preparo da estrutura de saúde de Araraquara para o atendimento de Covid-19. “Os serviços municipais de saúde da cidade, junto com a Santa Casa, a rede privada e o HEAB estão preparados para atender a todos de forma segura”, elogiou.

A mudança no protocolo de orientação à população não altera todos os demais cuidados que a pandemia exige: isolamento social ao máximo possível, uso obrigatório de máscaras em todos os ambientes fora de casa, higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel, lavagem de roupas e banho imediato ao voltar da rua, evitar abraços e apertos de mãos e manter o distanciamento de 1,5m nas conversas com quem não mora na mesma casa.

Os sintomas das síndromes gripais, que são alerta também para a Covid, incluem: febre, dor de cabeça, dor de garganta, coriza, mal estar e falta de ar, podendo aparecer ainda diarreia, perda de olfato e/ou paladar.

Serviço

Disque Saúde: 0800-7717723

Plataforma Bela (whatsApp): (11) 95474-2762

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *