Lei aprovada na Câmara institui homenagens ao futebol amador
Homenagear os esportistas que se destacaram pela participação nos campeonatos locais de futebol amador, nas diversas categorias, para contribuição significativa no desenvolvimento do esporte. A proposta está no Projeto de Lei nº 123/2020, de autoria do vereador Zé Luiz – Zé Macaco (Cidadania), aprovado na Sessão Ordinária do dia 14 de julho.
“Serão agraciadas, com diploma padronizado em forma de um pergaminho, as equipes campeãs e vice-campeãs de cada categoria do futebol amador de Araraquara, além de treinadores, dirigentes, personalidades e destaques das competições: goleiro, artilheiro, revelação e disciplinado”, explica o parlamentar no documento.
Ainda segundo o projeto, a escolha das personalidades deverá ser indicada pela Liga Araraquarense de Futebol (LAF), em conjunto com os organizadores dos campeonatos municipais de Araraquara. O resultado da escolha será encaminhado à Câmara Municipal, com 30 dias de antecedência à premiação, por meio de ofício assinado pela LAF. “A comunicação do resultado deverá estar instruída com as qualidades dos homenageados, bem como os motivos que justificam as escolhas”, detalha Zé Luiz.
O Diploma Mérito de Futebol Amador “Olivério Bazzani Filho” contemplará apenas os atletas ou treinadores que residam ou tenham domicílio no município e que tenham participado de competições realizadas no ano, em equipes locais.
Importante destacar que os recursos necessários para atender as despesas com a execução da lei – que ainda aguarda ser sancionada pelo prefeito Edinho Silva (PT) – serão obtidos mediante parcerias com empresas de iniciativa privada ou não governamentais, sem acarretar ônus para o município.
Para o vereador, a premiação implica, ainda, em outras formas de valorização social, como o incentivo para todas as idades, a promoção da inclusão, a oferta de ocupação atlética, fazendo com que a pessoa se mantenha distante das drogas e da ociosidade, o fortalecimento dos hábitos e valores que permeiam a formação da cidadania, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida do cidadão e o bem-estar social.
“Com a colocação do projeto em prática, o atleta sente-se mais valorizado e vê reconhecida a sua atuação, além de servir de exemplo para as crianças e adolescentes, que são as bases da sociedade. Assim, investindo no desportista, cria-se uma cultura de incentivo favorável ao setor, capaz de motivar as novas gerações e de revelar grandes talentos”, finaliza o vereador.
Olivério Bazzani Filho
Nasceu no dia 3 de junho de 1935, em Mirassol (SP), e faleceu em Araraquara em 13 de outubro de 2007. Maior ídolo da Ferroviária, Bazzani, também conhecido como “Rabi”, é o maior artilheiro do clube, com 244 gols. Atuou em 758 jogos, entre 1954 e 1976. Jogou também no Corinthians nos anos de 1963 e 1964. Foi o jogador que mais vezes vestiu a camisa do time araraquarense e o seu maior detentor de títulos. Campeão dos acessos de 1955 e 1966, e tricampeão do Interior em 1967, 1968 e 1969.