Índice de isolamento social de Araraquara está abaixo da média estadual
Sem vacina e sem um medicamento ainda comprovado contra a Covid-19, causada pelo novo coronavírus, o isolamento social é a única forma apontada pelas autoridades de saúde para conter o avanço da doença e permitir que o sistema de saúde consiga ter leitos de UTI e de enfermaria suficientes para socorrer todos os pacientes que precisarem de atendimento.
Porém, segundo dados divulgados pelo Governo do Estado, o índice de isolamento social em Araraquara está abaixo da média estadual (50%) e bem aquém do número desejado pelas autoridades sanitárias.
Na quarta-feira (15), o índice de Araraquara foi de 45%. Ou seja, em cada 100 pessoas, 45 permaneceram em suas residências e 55 saíram de casa. O ideal é que 70% das pessoas fiquem em casa e somente 30% saiam, como profissionais de Saúde e de serviços essenciais que não podem parar o funcionamento.
Segundo a secretária de Saúde, Eliana Honain, o Comitê de Contingência do Coronavírus está atento a esses índices e reforça a necessidade de a população ficar em casa. “O comitê continua preocupado com o grande fluxo de pessoas circulando pelas ruas da cidade, mesmo com a determinação de quarentena no município, e reitera a importância do isolamento social como medida eficaz de contenção e enfrentamento da pandemia”, afirmou Eliana.
O comitê apoia as medidas de restrição de pessoas, principalmente das pessoas que fazem parte do grupo de risco do Covid-19, como os idosos, que são o grupo de maior letalidade da doença.
Por isso, houve a suspensão do passe gratuito no transporte público para todos com mais de 65 anos. O Município tem uma estrutura montada para atender todas as necessidades desse público acima de 65 anos, além do atendimento médico em residência. É só ligar para o 0800-771-7723.
Sobre o sistema
O isolamento é monitorado pelo Governo do Estado por meio do SIMI (Sistema de Monitoramento Inteligente). A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de quarentena. Os dados de 104 cidades podem ser acessados em https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento.
O SIMI é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. As informações são aglutinadas e de forma anônima, respeitando a privacidade de cada usuário.
Situação da Covid-19
O boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus divulgado nesta quinta-feira (16) informou mais dois casos da doença em Araraquara, passando para 39 confirmações e duas mortes.
Além dos 39 casos confirmados, outros 54 casos foram descartados e 14 estão aguardando resultados de exames. Estão internadas 19 pessoas e uma morte ainda é investigada.
Fazem parte do grupo de risco da Covid-19: idosos, pessoas com doenças autoimunes, imunossuprimidos, gestantes, lactantes e pessoas com doenças crônicas. Entre os sintomas do novo coronavírus estão febre alta e persistente, tosse, cansaço e falta de ar.
Para a prevenção da doença, é recomendada a higienização frequente das mãos (com água e sabão ou álcool gel) e o isolamento social.
Mais informações sobre o coronavírus estão disponíveis no site www.araraquara.sp.gov.br/coronavirus.