Independência do Brasil deve ser construída todos os dias, afirma Edinho
A Independência do Brasil foi celebrada em ato cívico em frente à Prefeitura, na manhã de sábado, 7 de setembro, com presença do prefeito Edinho e de outras autoridades civis e militares do município.
O ato teve hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional e do Hino da Independência pela banda do 13º Batalhão de Policia Militar do Interior, regida pelo maestro e 1º sargento Luiz Fabiano Ribeiro.
Há 197 anos, em 7 de setembro de 1822, Dom Pedro determinou a ruptura política entre Brasil e Portugal após sucessivos confrontos com a corte portuguesa. Dom Pedro foi aclamado imperador e coroado com o título de Dom Pedro I em dezembro daquele ano.
“É importante que nós voltemos lá atrás e saibamos o quanto o povo brasileiro sofreu, foi massacrado. Pessoas foram mortas. Muito sangue foi derramado. Muitos sonhos foram ceifados para que tivéssemos a Independência do Brasil. E nós precisamos construir essa Independência todos os dias”, declarou o prefeito.
“O Brasil é formado por índios, europeus, asiáticos e uma imigração forçada, que foi a escravidão. Uma Nação que tem um povo de culturas diferentes. Isso nunca foi motivo para ódio, para intolerância, para violência. Precisamos continuar construindo uma Nação na convivência, no amor, na paz. Não haverá Nação se todos os brasileiros não se sentirem parte dela”, complementou Edinho.
O ato cívico contou com presenças do vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto; dos vereadores Edson Hel (PPS) e Toninho do Mel (PT); do secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior; além de representantes do 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior, do 3º Subgrupamento do 9º Grupamento Corpo de Bombeiros, do 3º Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, do Tiro de Guerra 02-002, da Delegacia de Serviço Militar e do grupo Escoteiro Morada do Sol 378 SP.