Herivelto de Almeida, promotor do MP, visita obras para o enfrentamento do coronavírus
O prefeito Edinho, secretários municipais e o promotor Herivelto de Almeida, do Ministério Público, visitaram na tarde desta quarta-feira (1º) toda a estrutura que está sendo montada pela Prefeitura para o combate ao novo coronavírus e o atendimento à população diagnosticada ou com sintomas da Covid-19.
O primeiro local visitado foi o Hospital da Solidariedade, na antiga Novamoto, que receberá 50 leitos, entre de retaguarda e de semi-UTI. As obras avançam de forma rápida, com a implantação dos ‘boxes’ onde ficarão os leitos e a obra civil.
Também foi vistoriado o Pronto-Socorro do Melhado, que terá uma parte do espaço isolada para abrigar servidores municipais que, no enfrentamento à doença, no atendimento aos pacientes, manifestem sintomas da Covid-19.
Por fim, as autoridades visitaram a estrutura da Vila Xavier, incluindo a UPA e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que terá 20 leitos de retaguarda adaptados no espaço da instituição religiosa.
“A nossa rede está estruturada. O centro de triagem será na UPA da Vila Xavier, que atenderá casos mais graves com leitos de UTI e também encaminhará pacientes para o Hospital da Solidariedade. Casos menos graves serão transferidos para a igreja que fica em frente à unidade. Na luta contra o coronavírus, a organização do sistema de saúde é fundamental. Araraquara está preparada para enfrentar a Covid-19 e prestar o melhor atendimento à população”, afirmou Edinho.
Estiveram na visita as secretárias Eliana Honain (Saúde), Anna Padilha (Obras e Serviços Públicos) e Sálua Kairuz Poleto (Desenvolvimento Urbano); o chefe de gabinete, Alan Silva; o procurador-geral do Municípío, Rodrigo Cutiggi; além de diretores da FunGota (Fundação Municipal Irene Siqueira Alves – Vovó Mocinha).
Covid-19
Segundo o último boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus, nesta quarta-feira (1º), Araraquara possui cinco casos confirmados da Covid-19, com a morte de um idoso de 81 anos. Foram 47 notificações ao todo, o que inclui, além dos cinco confirmados, nove casos descartados e 33 aguardando resultado de exames. Seguem internadas 14 pessoas e duas mortes também estão sendo investigadas.
No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, são 241 mortes e 6.836 casos confirmados de coronavírus até esta quarta. Em todo o mundo, os casos chegam a 932 mil, com 46 mil mortes, segundo levantamento da universidade norte-americana Johns Hopkins.
Fazem parte do grupo de risco da Covid-19: idosos (acima de 60 anos), pessoas com doenças autoimunes, imunossuprimidos, gestantes, lactantes e pessoas com doenças crônicas.
Entre os sintomas do novo coronavírus estão febre alta e persistente, tosse, cansaço e falta de ar. Para a prevenção da doença, é recomendada a higienização frequente das mãos (com água e sabão ou álcool gel), manutenção dos ambientes arejados e o isolamento social (prática seguida por diversos países do mundo), evitando aglomerações de pessoas.
Dúvidas e orientações podem ser solucionadas pela Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone 0800-771-7723, das 7h30 às 16h30. Mais informações também estão disponíveis no site www.araraquara.sp.gov.br/coronavirus.