Em resposta a solicitações da Câmara, Daae suspende cortes de água em Araraquara
Na última semana, já vislumbrando um agravamento na situação da pandemia do Coronavírus, vereadores da Câmara Municipal de Araraquara encaminharam Indicações ao Poder Executivo, para que o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) faça a religação de água dos locais que sofreram cortes e que suspenda temporariamente os cortes de moradores em estado de vulnerabilidade social e daqueles que estejam com contas em atraso.
O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Tenente Santana (MDB), e o vereador Zé Luiz – Zé Macaco (Cidadania), autores respectivamente das Indicações 1428/2020 e 1423/2020, argumentaram que a água, nesse momento de pandemia, ganha maior relevância no sentido de manter a higiene pessoal e na limpeza dos ambientes habitados.
Por se tratar de um assunto com caráter de urgência, a medida foi debatida pelo Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara e a resposta foi divulgada na tarde desta quarta-feira (25).
Considerando o período crítico pelo qual o país está passando devido à Covid-19, o Comitê definiu que o Daae deverá garantir o abastecimento de água de toda a população, colaborando, assim, com a devida higienização pessoal dos cidadãos e, consequentemente, atuando no combate à transmissão do vírus.
Desta forma, embora não haja nenhuma determinação oficial das agências reguladoras do serviço, o Comitê deliberou, juntamente com a autarquia municipal, que não haverá suspensão do fornecimento de água (o corte de água) para contribuintes em situação de alta vulnerabilidade social. O Daae ficará responsável por analisar cada situação por meio do seu Fundo Social.