Edinho pede união e solidariedade para enfrentar o coronavírus
O prefeito Edinho fez uma transmissão ao vivo em seu Facebook nesta quarta-feira (18) e pediu para a população de Araraquara e para os servidores municipais reforçarem a solidariedade com os idosos e com as pessoas em situação de vulnerabilidade social, em meio ao combate ao novo coronavírus (COVID-19).
Os idosos integram a categoria de risco do novo coronavírus, assim como pessoas com doenças crônicas ou respiratórias.
Pensando nisso, a Prefeitura preparou uma campanha de sensibilização que será divulgada nas redes sociais oficiais (Facebook, Instagram e Twitter).
“Preciso muito da população de Araraquara, dos servidores da Prefeitura, das pessoas que optaram pela carreira pública. Preciso que tenhamos um ambiente de unidade, porque unidos seremos mais fortes que o coronavírus. É momento de nós desenvolvermos a solidariedade”, destacou Edinho.
“Precisamos criar condições para o atendimento para as pessoas idosas. Criar uma rede de solidariedade para que elas não saiam de casa e não precisem ir ao supermercado, à farmácia, diminuindo o risco do contágio. Sabemos que os idosos são mais sensíveis ao coronavírus”, disse o prefeito.
Além dos idosos, a preocupação também é com pessoas em vulnerabilidade social. “Com o agravamento da crise econômica, nós não podemos deixar que a fome (que já assola uma parte das famílias de Araraquara, vítimas do desemprego) se agrave ainda mais. A fome não pode chegar de forma dura, humilhante, à mesa das famílias que já passam dificuldades, à mesa das nossas crianças. Neste momento, a solidariedade humana é a nossa maior arma para que, juntos, possamos enfrentar o coronavírus. Espero que a solidariedade contagie mais que o vírus”, afirmou.
No momento, Araraquara possui sete casos suspeitos do novo coronavírus e que estão aguardando resultados de exames comprobatórios. Portanto, não há casos confirmados da doença.
Entre os sintomas do COVID-19 estão febre persistente, tosse, cansaço e dificuldade de respirar (falta de ar não provocada por congestionamento do nariz).
Em caso de dúvidas, a população de Araraquara deve ligar para a ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone 0800-771-7723, das 7h30 às 16h30. A recomendação é que qualquer morador que tiver algum sintoma ou precisar de orientação deve telefonar à ouvidoria antes de procurar uma unidade de saúde.