Docente do Senac explica como é essencial ter boa comunicação com os clientes e aprimorar o pós-venda
Com a proximidade do Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, e a ascensão do e-commerce nos últimos anos, o varejo tradicional está diante de um grande desafio: corresponder aos anseios das pessoas, que criaram um novo padrão de exigência, tanto na qualidade dos produtos como no atendimento prestado. A afirmação é de Ulisses Lupino, docente da área de gestão e negócios do Senac Araraquara, que dá algumas dicas de como agradar a nova geração de clientes que almeja uma recepção diferenciada.
“É imprescindível que o varejo tradicional invista na diferenciação, não só no atendimento, como também na variedade de produtos, ou até na integração do físico com o digital, oferecendo mais opções ao cliente. Esses novos consumidores buscam alternativas e esperam receber sugestões antes, durante e após as compras em suas redes sociais, por exemplo.”, destaca Ulisses.
No entanto, para fidelizar os clientes, é necessário que o comerciante conheça seu público-alvo, quais os costumes e hábitos, medos, anseios, o que valoriza durante uma compra e quais são suas expectativas. “Se o lojista errar na hora de apresentar um produto e não utilizar uma abordagem adequada, a estratégia acaba sendo em vão”, explica o docente.
Campanhas de marketing e investimentos na imagem da empresa não são mais suficientes para encantar o cliente. A dica é focar, principalmente, no treinamento da equipe, para incrementar a comunicação com o público, de forma clara e objetiva. “Primeiro, o comerciante auxilia o consumidor, depois ele vende e fideliza. Tutoriais, e-books e comparativos de informações permitem que o estabelecimento crie afinidade com os clientes, o que ajuda a vender mais”, diz o especialista.
Depois da venda finalizada, o proprietário deve criar vínculos que aprimorem o pós-venda. É importante ligar, mandar e-mail, chamar no WhatsApp, convidar para o lançamento de um produto ou coleção, mas sempre com discernimento para não se tornar chato e pegajoso aos olhos do cliente. “Dessa forma, o consumidor pensará primeiro na marca que mais interage com ele antes de realizar uma compra”, pontua.
Serviço:
Senac Araraquara
Local: Rua João Gurgel, 1935 – Carmo – Araraquara/SP
Informações: www.sp.senac.br/araraquara