Docente da Unesp visita laboratório do Daae
A Gerência de Tratamento de Água e de Esgotos (GTAE) do Daae recebeu no Laboratório Físico-químico e Microbiológico, a visita do Prof. Dr. Fernando Luis Fertonani, docente da Unesp de São José do Rio Preto e Araraquara, na quarta-feria (08/07), para um debate técnico na área de tratabilidade dos resultados das análises.
O Prof. Dr. Fertonani é um grande difusor da cultura de metrologia em química, tem amplo conhecimento na área analítica, tem se tornando uma das referências para resultados analíticos, validações de métodos, cálculos de incerteza, além de possuir o conhecimento em muitas ferramentas estatísticas para controle de indicadores.
A visita foi baseada nas técnicas analíticas e ferramentas estatísticas. Nesse primeiro encontro, tratou-se especialmente do indicador do tratamento de esgoto, medido através da análise de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio). A GTAE apresentou seus resultados e a vontade de acrescentar novas ferramentas estatísticas para clareza na interpretação dos resultados. O professor confirmou que a GTAE está no caminho certo, tem dados precisos, indicação de literaturas técnicas e colocou-se a disposição para futuros encontros para estreitar o vínculo entre empresa e universidade, com um vantajoso retorno em conhecimentos e materiais consultivos.
A parceria entre Daae e universidade é uma atividade constante da autarquia. Para o Daae, o acesso a novos conhecimentos, tecnologias e ferramentas é essencial para a melhora contínua, nesse caso, no tratamento do esgoto coletado.
Participaram da discussão técnica o gerente Weverton Nozela, a coordenadora da unidade de Análises e Controle da Qualidade, Ilma Rosa e o coordenador da unidade de Tratamento de Esgotos, Émerson Luiz de Paula.