Dia Internacional da Juventude: agosto terá programação especial
Agosto marcará série de atividades para juventude
Assessoria de Políticas para Juventude e Coordenadoria de Direitos Humanos explicam calendário de eventos em Araraquara
O mês de agosto será marcado em Araraquara por uma série de atividades voltadas para os jovens, sob o tema ‘Juventude livre é juventude viva’.
Entre as atividades programadas pela Prefeitura, por meio da Assessoria de Políticas para Juventude, ligada à Secretaria de Planejamento e Participação Popular, estão a exibição de filmes temáticos, uma oficina sobre direitos humanos e o Congresso da UEE (União Estadual dos Estudantes).
Na terça-feira, no programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’ (no ar, às 18h30, de segunda a sexta-feira, via Facebook da Prefeitura), o assessor de Políticas para Juventude, Adriel Barbosa, e a coordenadora executiva de Direitos Humanos, Carol Leão Marques, deram mais detalhes sobre as ações.
Segundo Adriel, a partir do tema apresentado, a Assessoria objetiva debater a questão da violência que marca a juventude, principalmente nas periferias. Inclusive, “para contrapor a essa situação, já são criados diversos movimentos culturais na cidade”, explicou.
Conforme a programação, a abertura temática das ações de agosto será no dia 6, no Centro da Juventude, do Jardim Pinheiros, com sessões de cinema. Até 8 de agosto, serão exibidos filmes definidos pelos jovens que frequentam o espaço e a própria Assessoria de Políticas para Juventude.
Em 11 de agosto, será realizada a 1ª edição do Festival Música na Estação, no Museu da Estação Ferroviária, a partir das 16h, com entrada gratuita e participação de vários grupos musicais da cidade.
Dia mundial
No dia 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude, será lançada, na Câmara dos Vereadores, uma exposição de obras de arte dos próprios frequentadores do Centro da Juventude, que está completando 11 anos em Araraquara.
Às 19h do mesmo dia 12 de agosto, no Paço Municipal será empossado o novo Conselho Municipal de Juventude.
No dia 13, na EE do Jardim dos Oitis, será realizada a plenária ‘Juventude Viva’, visando aprofundar o debate temático do mês e a proposta de lançar a ‘Carta de Araraquara’ sobre a mesma causa.
Nos dias 14, 15 e 16 de agosto, será realizada a Oficina de Direitos Humanos da Juventude, também no Centro, do Jardim Pinheiros.
Segundo Carol Leão Marques, a proposta é debater o Estatuto da Juventude em relação às suas diretrizes, defesas e direitos, além da função do Conselho Municipal de Juventude.
Carol acrescentou que também será destacada a importância da participação da juventude na construção das políticas públicas do município, “incluindo as políticas da Araraquara do futuro”.
O Centro da Juventude fica na Avenida Francisco Domingos de Paula, no Jardim Pinheiros (ao lado do CEC Aléscio Gonçalves dos Santos) e atende atualmente 76 jovens de Araraquara, que formam nos grupos das oficinas ‘Liberdade de Expressão’.
Vale destacar que ainda em agosto, a série de atividades voltadas para a juventude inclui o Congresso da União Estadual dos Estudantes (UEE), sob o tema ‘Uma história de luta pela educação e liberdade’.
Mais detalhes sobre o Congresso em Araraquara podem ser conferidos no site da própria UEE (www.ueesp.org.br).