Dia D pelo Julho Amarelo acontece no próximo dia 27 em Araraquara
Evento da Secretaria Municipal de Saúde será realizado em Araraquara pelo Programa DST/Aids, na UPA Valle Verde
A exemplo de várias cidades em todo o mundo, Araraquara também realiza atividades neste mês pelo “Julho Amarelo”, que visa conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais B e C.
No próximo dia 27 de julho, na UPA Valle Verde, das 9h às 16h, por meio do Programa DST/Aids, a Secretaria Municipal de Saúde realizará o ‘Dia D’ de combate às Hepatites B e C, em parceria com o Rotary Club.
O ‘Dia D’ consiste na aplicação de testes rápidos e gratuitos para diagnosticar essas duas doenças, além dos testes para o diagnóstico do vírus Hiv e Sífilis. Os testes podem ser aplicados em pessoas a partir dos 12 anos de idade.
A gerente do Programa DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, Saliane Ribeiro, ressalta a importância dos testes que visam diagnosticar essas doenças. As hepatites são provocadas por diferentes vírus, que apresentam características distintas.
Em caso de confirmação da doença a partir do teste rápido, a pessoa é encaminhada ao Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara) para tratamento imediato e também gratuito.
Vale destacar que o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais foi instituto em 2010 pela Organização Mundial da Saúde.
Além do “Julho Amarelo”, em Araraquara os testes são feitos rotineiramente, durante o ano todo, na rede municipal de Saúde, pelo Programa DST/Aids.