Daae esclarece procedimento de troca de hidrômetros no Altos de Pinheiros
Em resposta ao Requerimento nº 469/2020, de autoria do vereador Rafael de Angeli (PSDB), que questiona aumento nas contas de água dos moradores do bairro Altos de Pinheiros, após troca de hidrômetro, a Prefeitura encaminhou, na quinta-feira (28), cópia do Ofício nº 97/2020, expedido pelo superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Donizete Simioni.
No documento, o responsável informa que a autarquia segue a política de troca periódica de hidrômetros da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento Básico das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. A agência prevê que “a substituição do hidrômetro, decorrente do desgaste normal de seus mecanismos, será executada pelo prestador de serviços, sempre que necessário, sem ônus pelo usuário”.
Quanto ao questionamento sobre o apurado em cinco residências mencionadas no requerimento, o Daae alega que todos os hidrômetros foram vistoriados e o relatório fotográfico foi anexado no documento. Foi também inserido todo o material técnico desenvolvido exclusivamente para a análise da região Alto de Pinheiros.
Em relação às medidas adotadas durante a pandemia, Simioni esclarece que compreende o impacto financeiro e social da crise sanitária e que, por isso, o parcelamento das contas pode ser feito em até 60 vezes, além da disponibilização da tarifa social para os casos em que a assistente social confirmar necessidade.
Quem precisar entrar em contato com o Daae deve ligar nos telefones 3324-9507, 3324-9510 e/ou 3324-9580, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.
Para Angeli, “a falta de planejamento para a troca dos hidrômetros acarreta danos aos munícipes. Esse aumento no consumo teria que, de alguma forma, ser diluído nos meses seguintes à troca, no mínimo, já que os valores têm uma diferença enorme”.