Conselho Municipalista aborda testagem e ações contra a Covid-19

O prefeito Edinho participou de mais uma reunião do Conselho Municipalista, formado por prefeitos de todo o estado e representantes do Governo de São Paulo, nesta quarta-feira (24).

A reunião teve comando do secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e contou com presenças de autoridades de saúde, como o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, que também integra o Centro de Contingência do Coronavírus do Governo do Estado.

As autoridades fizeram uma explanação sobre os protocolos de testagem que estão sendo feitos em todo o estado. A testagem em massa é fundamental para ter informações mais precisas sobre a Covid-19 e controlar o avanço da doença. Logo depois, os prefeitos falaram sobre a situação da pandemia em cada uma de suas regiões e fizeram questionamentos.

“Aqui em Araraquara, nossa parceria com a Unesp permite a testagem de todos os pacientes sintomáticos que procuram a UPA da Vila Xavier, nosso centro de triagem. Também estamos, em parceria com a Uniara, fazendo teste rápido para inquérito epidemiológico, ou seja, para saber quem já teve contato com o coronavírus”, afirma o prefeito Edinho.

Segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura já realizou 2.654 testes da Covid-19 de pacientes que procuraram a Vila Xavier (material enviado para a Unesp) e 1.463 testes rápidos (parceria com a Uniara).

Internações
No boletim desta quarta-feira (24), o Comitê de Contingência do Coronavírus informou que Araraquara possui 789 casos confirmados da Covid-19, com dez óbitos registrados, 633 pessoas já curadas e 146 pacientes ainda em quarentena.

Na nossa região, 35% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 21% dos leitos de enfermaria estão ocupados. Os números são menores em Araraquara: 25% dos leitos UTI e 15% na enfermaria.

“Apesar dos desafios impostos pela Covid-19, Araraquara tem conseguido, com muito trabalho, controlar o crescimento da doença”, destaca Edinho.

Também estiveram na reunião o vice-prefeito Damiano Neto, as secretárias Eliana Honain (Saúde), Amanda Vizoná (Planejamento e Participação Popular), Mariamália de Vasconcellos Augusto (Justiça e Cidadania) e o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *