Com 13 pessoas internadas, Araraquara registra mais um caso de Coronavírus
Araraquara registrou mais um caso confirmado para o novo coronavírus nesta sexta-feira, dia 10. Trata-se de um profissional de saúde que não tem comorbidades e encontra-se em estado geral bom.
Portanto, a cidade contabiliza, hoje, 75 casos notificados de Coronavírus, sendo que, destes, 14 foram confirmados, 42 foram descartados e 19 casos seguem sendo monitorados e aguardando resultado de exames.
Dos 75 casos notificados, 58 pessoas foram internadas. Dessas, 38 já receberam alta e 13 permanecem internadas.
Foram notificados, até o momento, 7 óbitos suspeitos, sendo que 4 já foram descartados por exame, um foi positivado para Coronavírus e outros 2 aguardam resultados de exame.
Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Comitê reforça necessidade de isolamento
Reunido nesta sexta-feira, 10, o Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara reforçou a necessidade de se redobrar a atenção redobrada durante feriado prolongado de Páscoa.
Mais uma vez, o Comitê destaca a importância do isolamento social como a única medida para evitar o contágio e a transmissão do novo coronavírus, achatando a chamada curva do vírus.
É preciso evitar aglomerações e, desta forma, missas e procissões ficam suspensas. O comportamento das famílias também deve ser alterado. As pessoas devem permanecer em suas casas, sem viagens. Não devem fazer reuniões com quem não conviva diariamente na residência, além de redobrar a atenção à higiene pessoal e do ambiente.
Rede de Solidariedade
O Comitê reforça também a necessidade de apoio às pessoas em grupo de risco e também aquelas que vivem em situação de extrema vulnerabilidade. Desta forma, destaca as várias ações da própria Prefeitura, de empresas, grupos voluntários, lideranças comunitárias e religiosas, especialmente neste feriado, com vistas à arrecadação de alimentos e materiais de higiene.
A Paróquia São Francisco, do Selmi Dei, liderada pelo Padre João Orlando Cavalcante de Souza, fará uma ação amanhã, sábado, dia 11 de abril, recolhendo alimentos nos mercados do bairro. Também ele, a Irmã Cida, representando as Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição e o Diácono Flávio Francisco da Silva vão percorrer as ruas do Selmi Dei em busca de doações de alimentos para montar cestas às famílias vulneráveis.
Ainda nesta semana, fazem recolhimento de mantimentos e materiais de higiene as Paróquias Santo Antônio (amanhã, das 08 às 17h no sistema drive-thru), Sagrada Família (domingo de Páscoa das 11h às 13 no sistema Drive-Thru), São Judas Tadeu (domingo de Pascoa, a partir das 10h), Menino Jesus de Praga (entre 13 e 18 de abril, das 14h às 17h) e São João Batista (no dia 26 de abril, das 12h às 17h).
Quem puder fazer doações, também pode ligar para a Rede de Solidariedade, organizada pela Prefeitura, no telefone 0800-773-1145, que recebe ligações das 8h às 18h, todos os dias, inclusive nos finais de semana.
A Prefeitura também possui duas contas correntes para doações da população. Todos os dados estão no site da Prefeitura.