Cidade promove Dia de Conscientização sobre Câncer de Mama
Na próxima sexta-feira (11), o Ambulatório de Atenção à Saúde da Mulher, ligado à Secretaria Municipal de Saúde – localizado na Avenida Osório, 184, no Centro de Araraquara -, promoverá um dia de conscientização sobre o câncer de mama, relativo ao ‘Outubro Rosa’.
Alunos de enfermagem da Unip (Universidade Paulista) abordarão o tema com pacientes do Ambulatório, junto com acompanhantes e demais pessoas que estiverem presentes, incluindo um café da manhã e um chá da tarde.
Segundo o coordenador de Atenção Especializada de Saúde, Edison Rodrigues Filho, o objetivo é conscientizar a população sobre a importância da detecção e tratamento precoce do câncer de mama.
O Ambulatório de Atenção à Saúde da Mulher é mantido pela Prefeitura e atende pacientes de Araraquara e de outros municípios da região. São oferecidos serviços de investigação e tratamento de pacientes com câncer de mama e pelve, além de exame de colposcopia, o exame complementar ao Papanicolau.
Ainda de acordo com Edison Rodrigues, idealizado e criado em 2008 na cidade, o Ambulatório já cadastrou e tratou neste período mais de 1.000 pacientes com câncer de mama e pelve.
Atualmente, com cerca de 340 atendimentos diários, conta com uma equipe multidisciplinar, que inclui médicos com especialidade de mastologia, radiologia, oncologista pélvico, colposcopista, além de uma equipe de enfermagem, assistente social, psicóloga e fisioterapeuta.
Vale destacar que o ‘Outubro Rosa’ foi criado no início da década de 1990, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação ‘Susan G. Komen for the Cure’, nos EUA, e, desde então, é promovido anualmente em diversos países.