Campanha digital marca Dia Mundial de Conscientização do Autismo
A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação, preparou uma campanha digital para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, lembrado em 2 de abril. Nesta terça-feira (2), um vídeo alusivo à data vai ar no Facebook da Prefeitura.
O material, produzido sem custos para o Município, visa sensibilizar a população e dar visibilidade à condição que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, estima-se que 2 milhões de pessoas tenham o transtorno, caracterizado por dificuldades na socialização, na comunicação e no comportamento.
Inicialmente, como ocorre todos os anos, uma série de atividades – entre elas ato público, distribuição de panfletos informativos e caminhada – estavam programadas para acontecer em parceria com entidades que atuam pela causa. Porém, em virtude da situação vivenciada diante do coronavírus (causador da Covid-19), os eventos foram cancelados com o objetivo de evitar aglomerações de pessoas e, assim, prevenir o contágio da Covid-19.
Entre as ações da Prefeitura em defesa dos autistas está a implantação do Centro de Referência Municipal Especializado no Atendimento de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que vai funcionar no Jardim Dom Pedro I, ao lado do Centro Especializado em Reabilitação Dr. Eduardo Lauand. A obra já está pronta e o serviço especializado deve começar a funcionar em breve.
O Centro de Referência é resultado da demanda apresentada por familiares e entidades que trabalham com pessoas com autismo e foi viabilizado pelo grupo de trabalho nomeado pelo prefeito Edinho, que reúne representantes das secretarias municipais de Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Educação e Planejamento e Participação Popular, bem como da sociedade civil organizada.
O autismo se manifesta de formas diferentes em cada pessoa, variando de mais leve a mais grave. A condição costuma ter início antes dos 3 anos de idade e persiste até a idade adulta. O diagnóstico é feito por um médico neuropediatra e por uma equipe multidisciplinar. Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de melhora do quadro e desenvolvimento da criança.
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2007. A data é simbolizada pela cor azul, pois o autismo é mais comum em meninos.