Campanha de doação de medula óssea tem sistema drive-thru
A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas – Estrelas de Ísis realiza no dia 30 deste mês, em parceria com a Universidade Paulista (Unip Araraquara) e o Hemocentro de Ribeirão Preto, a coleta de sangue da campanha “Sinal de Vida”, visando doadores de medula óssea. A meta é inscrever 200 doadores na cidade.
Vale destacar que para evitar aglomerações, por conta da pandemia do coronavírus, os doadores podem se cadastrar pelo link https://forms.gle/sBgZP9SRApH9rR9R9.
Ao se cadastrar, o candidato também define o horário da coleta do sangue, que será realizada no sistema ‘drive-thru’, sem que o doador tenha que sair do carro. É preciso ter entre 18 e 54 anos de idade, ser livre de doenças transmissíveis pelo sangue e cumprir todos os protocolos de higiene.
Na hora do procedimento, que é uma rápida coleta de 5ml de sangue para definir o tipo sanguíneo, também é necessário se apresentar com RG e, se tiver, o cartão SUS – Sistema Única de Saúde.
A Unip Araraquara fica na Avenida Alberto Benassi, 200, próximo ao Shopping Jaraguá.
A ação já foi realizada em outras ocasiões, em anos anteriores (foto).
A conselheira consultiva da Ordem Internacional do Arco-íris para Meninas – Estrelas de Ísis, Nathalia Rigolin, reitera que a chance de compatibilidade de sangue para transplantes de medula óssea é de uma a cada 100 mil pessoas.
Por isso, Nathalia também reitera que todos os cadastros são importantes para a campanha, que movimenta anualmente centenas de doadores, por meio de redes sociais e das mídias convencionais.
Vale destacar ainda que o Hemocentro de Ribeirão Preto efetuará o cadastro no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), que é indicado para mais de 70 doenças graves e atende pacientes em todo o mundo.