Câmara aprova projeto de lei que valoriza os comerciantes de Araraquara
A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, por unanimidade, na terça-feira (21), o projeto de lei do vereador Jéferson Yashuda (PSDB) que valoriza os comerciantes da cidade, com a instituição e inclusão no Calendário Oficial de Eventos do “Dia Municipal do Comerciante”, a ser comemorado anualmente em 16 de julho.
A aprovação do projeto foi defendida pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio), Antônio Deliza Neto, e pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia), José Janone Júnior, durante participação na Tribuna Popular na 137ª Sessão Ordinária da Casa de Leis. Também estiveram presentes à Sessão o vice-presidente da Acia, Luis Petroni, e o advogado Iran Ribeiro, do departamento jurídico do Sincomercio.
Yashuda disse que propôs o projeto para valorizar esse importante setor da economia local, responsável por um grande número de empresas e de empregos. “De acordo com números do Sincomercio, de um total de 6 mil empresas em Araraquara, 2.870 são do comércio varejista, o equivalente a 44% das empresas da cidade, as quais respondem por 16.400 empregos em Araraquara. Já o setor de serviços é responsável por 32 mil empregos na cidade”, afirmou.
O parlamentar destacou também a localização geográfica central de Araraquara no Estado de São Paulo, com conexões de transporte rodoviário, ferroviário e aeroporto estadual. “Araraquara é um importante polo comercial, sendo referência para cidades da região. O município possui empresas dos mais variados segmentos, entre os principais estão: aeronáutico, agronegócios, alimentos, bebidas, atacado, distribuição, logística, metal mecânico, farmacêutico, energia, têxtil e tecnologia da informação. E o comércio fortalece toda essa cadeia produtiva”, detalhou.
Na justificativa do projeto, Yashuda enfatizou que, “com atividade comercial dinâmica, a cidade recebe frequentes investimentos de empresas do setor e tem implementado a descentralização empreendimentos, fortalecendo novos corredores comerciais”.
Yashuda lembrou, ainda, que Araraquara conta com entidades atuantes de representação do comércio, como por exemplo a Acia, fundada em 30 de junho de 1934, e o Sincomercio, fundado em 1965.