Araraquara negocia com universidades ampliação dos exames de Coronavírus e endurece medidas de isolamento
Araraquara deve iniciar esta semana negociações com a Faculdade de Farmácia da Unesp para ampliar a realização de exames do coronavírus, realizados no momento somente em pacientes que estejam internados. A medida, anunciada na manhã deste domingo de páscoa, (12), pela secretária de Saúde do município, permitiria que os exames fossem realizados também nos pacientes que apresentem casos gripais compatíveis com o Covid19, mas não necessitem de internação.
Isso certamente aumentaria o número de casos oficiais na cidade, mas seria de suma importância para a política de prevenção adotada pela área de saúde, reduzindo os casos de contaminação.
A situação epidemiológica de Araraquara hoje aponta para 28 casos confirmados de coronavírus (um novo caso foi confirmado neste domingo), com 16 pessoas internadas e um óbito confirmado (mais um óbito foi descartado neste final de semana, restando o resultado do exame de mais um dos casos).
Até aqui foram 94 casos notificados, com 63 pessoas internadas. Restam ainda 17 pessoas aguardando o resultados dos exames.
A Prefeitura de Araraquara confirmou neste domingo que vai suspender o alvará de funcionamento das empresas que forem surpreendidas de portas abertas em desobediência ao decreto de Quarentena. A cidade também suspendeu o passe livre no transporte coletivo para idosos com mais de 65 anos já a partir desta segunda-feira (13), e vai enviar um projeto de lei para a Câmara Municipal que pretende multar pessoas que estiverem em aglomerações na cidade.
Durante a semana, o município já tinha retomado a cobrança da área azul. A medida é uma ação voltada a conter a população que vinha já há alguns dias retornado em grande número ao centro da cidade.