Araraquara estuda adoção de coleta subterrânea de resíduos
A vereadora Juliana Damus (Progressistas) apresentou à Prefeitura de Araraquara, por meio da Indicação nº 666/2020, uma proposta de implantação de um novo sistema de coleta de materiais recicláveis. A ideia seria instalar contêineres subterrâneos, reduzindo assim a sujeira, o mau cheiro e evitando o entupimento de bueiros. A solução, adotada em diversos países europeus, já começou a ser reproduzida, com sucesso, em algumas cidades do Brasil.
Para a parlamentar, é uma forma inteligente de usar a tecnologia a favor do meio ambiente. “Este sistema amplia a capacidade de armazenamento do material reciclável descartado pela população, reduz a poluição visual e o odor provocado pelos resíduos, além de evitar que fortes chuvas carreguem sacos de lixo para o sistema de drenagem”, enumera.
Em resposta, o superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Donizete Simioni, afirmou que já foram realizados estudos preliminares para adoção da medida, mas outros precisam ser feitos a fim de comprovar a viabilidade técnica e financeira da implantação. Estima-se que o custo de cada contêiner subterrâneo seja de R$ 80 mil.