Após aprovação na Câmara, UPA da Vila Xavier se prepara para a Covid-19
O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Tenente Santana (MDB), foi conferir de perto, na tarde de terça-feira (7), a execução dos trabalhos realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier, que está ganhando uma nova configuração para atuar, a partir da próxima quinta-feira (9), como polo de referência de atendimento a pessoas com suspeita e sintomas do novo coronavírus.
A diretora técnica hospitalar da Fungota, Emanuelle Laurenti, explicou que o local contará com leitos de UTI para os casos mais graves, e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que fica em frente à UPA, cedeu seu espaço para abrigar 20 leitos de retaguarda para os casos mais leves.
Para Santana, a iniciativa da Igreja dos Mórmons tem que ser elogiada, pois colocou suas dependências a serviço da comunidade. “Isso vem confirmar como assertiva a ação, quando, em 2010, a Mesa Diretora conferiu o Diploma de Reconhecimento Público a essa instituição (Decreto nº 741), oportunidade em que eu ocupava a vice-presidente da Casa de Leis”, lembrou.
O parlamentar ficou muito satisfeito e parabenizou o Executivo pelo trabalho de se antecipar e tomar medidas importantes para receber a população e dar o melhor tratamento possível. “De verdade, o que gostaríamos é que a população não se contaminasse, principalmente seguindo as orientações de ficar em casa, quando possível. Gostei muito das providências. E quero destacar outra coisa: se mais instituições, de qualquer religião, que ficam nas proximidades das unidades de saúde seguissem o exemplo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, iríamos agilizar o serviço e gerar economia para o município.”