Animal silvestre não é bicho de estimação
O animal silvestre é aquele que vive em contato com a natureza, em seu próprio habitat e, portanto, longe do homem. É diferente do animal doméstico que, por sua vez, já está acostumado a viver perto das pessoas, como gatos e cães, sendo estes próprios para serem bichos de estimação.
O animal silvestre não pode ser tirado da natureza, pois tem dificuldade para se desenvolver, se reproduzir em cativeiro, podendo até vir à morte. Muitas pessoas têm esses animais como bichos de estimação: papagaio, arara, mico e jabuti, e ao contrário do que muitos pensam, eles são animais silvestres.
Retirar animal silvestre de seu habitat é crime! O tráfico de animais silvestres, infelizmente, é um crime comum e pode causar incapacitação, entre outros abusos a esses seres. A Lei 9.605/98 especifica quais são os Crimes Ambientais e determina as sanções administrativas e penais devido ao mau uso dos recursos do meio ambiente, entre eles os relativos à fauna silvestre.
Quando em contato com animais silvestres em seu habitat não se deve oferecer comida e guloseimas como: balas, chocolates, pipocas, amendoim e outros alimentos ricos em açúcares, sais e gorduras que causam problemas muito sérios. Essa atitude também desmotiva o animal a procurar os alimentos com bom nutrientes e disponíveis na natureza.
** Em caso de denúncias de maus tratos, tráfico de animais e demais crimes ambientais, a Polícia Ambiental deve ser acionada, pelo telefone 3331-3797 e para resgate de animais silvestres, o contato deve ser feito com o Daae, por meio do 0800 770 1595 (24h/dia) ou 3324 9947 (das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 15h30).