Alimentação saudável é arma importante contra Covid-19
Frente à pandemia do novo coronavírus que obriga as pessoas a manter o isolamento social, a nutricionista Sílvia Bambozzi, da Secretaria Municipal de Saúde, destaca a importância de se ter uma alimentação saudável todos os dias, incluindo hidratação e bom sono para reforçar a imunidade contra a doença.
Na entrevista ao programa Canal Direto com a Prefeitura – Especial Coronavírus, na sexta-feira (10), via Facebook da Prefeitura de Araraquara, Sílvia também destacou ser necessário o consumo de alimentos muito bem higienizados e evitar produtos industrializados.
Uma boa alimentação é consumir arroz, feijão, carnes, frutas, legumes e verduras, além de castanhas, azeite e ômega 3 de boa qualidade, segundo a nutricionista, que acrescentou ser necessária a presença de vitamina C no organismo, a partir de frutas como laranja e sucos de limão e acerola.
Também é importante evitar a farinha de trigo e tomar diariamente um pouco de sol (no quintal, se possível, evitando sair às ruas), que aumenta a vitamina D e calcifica o organismo.
Silvia Bambozzi ainda sugeriu para as pessoas usar a quarentena para cozinhar em casa e tomar água pura diariamente, pelo menos 200 ml por hora, enquanto estiverem acordadas. E que chás e sucos consumidos em grandes quantidades, mesmo os naturais, não são recomendáveis.
Para os idosos, vítimas potenciais da Covid-19, a nutricionista também receitou o consumo de arroz, feijão, carnes, ovos, frutas e legumes, além da ingestão de bastante água e a não ingestão de açúcar.
“Para as pessoas do grupo de risco, como diabéticos e hipertensos, é superimportante evitar alimentos industrializados que contêm excesso de sódio. E é preciso tomar corretamente os medicamentos receitados pelos médicos”.
Boas práticas
Em relação às crianças, agora sem aulas, é bom manter o horário correto das refeições, como o café da manhã, o almoço e o jantar. “Se a criança acordar às 11h30, por exemplo, ao invés do café da manhã a mãe já deve servir o almoço. E a partir das 18h, no lugar do lanche da tarde, sirva diretamente o jantar”, receitou.
Outra dica importante da nutricionista da Prefeitura: além da resistência ao açúcar com a diminuição do consumo de bolos, sorvetes, bolacha recheada e outros doces, que nada têm a ver com a ansiedade apesar do momento de muitas preocupações provocadas pela pandemia, é bom consumir somente adoçantes naturais.
E caso a ansiedade seja real, é importante fazer exercícios físicos (em casa) e ter sempre uma boa noite de sono.
Sílvia insistiu que as pessoas precisam parar de consumir alimentos e bebidas não saudáveis e perceber frutas, legumes e verduras têm preços acessíveis sendo, às vezes, até mais baratos que um refrigerante ou outro produto industrializado.
Dicas especiais
Ainda de acordo com a nutricionista, se a pessoa estiver com o sintoma do coronavírus, que normalmente provoca a perda de apetite ou paladar, também é muito importante se alimentar de forma saudável e manter a hidratação.
Nunca se esquecer: lavar sempre as mãos e higienizar muito bem legumes, verduras e frutas com água sanitária caseira, diluída adequadamente, ou com o uso do hipoclorito, seguindo todas as orientações básicas.
Vale destacar ainda que alimentos cozidos são mais importantes para o consumo durante a pandemia e é preciso separar copos e talheres em casa para não dividir o uso com as outras pessoas da família.
Confira entrevista completa: