Afluente do Ribeirão das Cruzes, Córrego do Tanquinho passa por revitalização
Atendendo demanda eleita como prioritária no Orçamento Participativo, o Córrego do Tanquinho, afluente do Ribeirão das Cruzes na região norte de Araraquara, passa por revitalização.
As obras de limpeza das margens do córrego foram acompanhadas na sexta-feira (19) pelo prefeito Edinho, pelo superintendente do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), Donizete Simioni, e por outros representantes da Prefeitura e do Daae, além do vereador Edio Lopes (PT).
O projeto inclui o cercamento de toda a Área de Preservação Permanente (APP), a instalação de placas de educação ambiental, lixeiras e portões, manutenção de calçadas e reflorestamento para garantir a preservação do córrego e de sua nascente. O investimento é de R$ 343 mil.
“Estamos atendendo a aprovação da plenária do Orçamento Participativo e dando início às obras de revitalização. É um projeto grande, que será executado em etapas, e um projeto muito importante. Agradeço muito o apoio da comunidade, que vai nos fiscalizar para que ninguém despeje entulho, jogue lixo, e que as nascentes se mantenham intactas”, disse Edinho.
“O Tanquinho é uma área de proteção permanente muito importante para o município. Além da manutenção das áreas verdes e de todo o entorno do córrego, o Daae organiza trilhas ecológicas no local ressaltando a história, a fauna e flora existentes”, destacou Donizete Simioni.
O Tanquinho possui 6 km de extensão e é um dos principais afluentes do Ribeirão das Cruzes, importante manancial de abastecimento da população de Araraquara. No local, o Daae conta com parceria da ONG Paz e Bem para o desenvolvimento de projetos para a preservação do córrego.