Futura sede própria do cursinho popular, no Centro, passa por reformas
A Prefeitura iniciou as obras de reforma e adequação da futura sede do cursinho popular pré-vestibular, no Centro. O prédio fica na Avenida Feijó, nº 1033, esquina com a Rua Expedicionários do Brasil (Rua 8), onde antes funcionava o Arquivo Municipal — transferido em 2017 para a Avenida Francisco Vaz Filho, na Vila Xavier.
Essas obras atendem pedido da população na Plenária da Juventude do Orçamento Participativo, quando os jovens reivindicaram uma sede própria para o cursinho popular e que esse local fosse próximo ao Centro.
Os cursinhos populares são desenvolvidos pela Prefeitura em parceria com a Unesp, por meio do Cuca (Cursinho Unificado do Campus de Araraquara).
“Ficará um prédio totalmente novo, remodelado, para que a gente cumpra mais uma obra escolhida no Orçamento Participativo. O cursinho popular prepara, de forma gratuita, em parceria com a Unesp, estudantes que não têm condições para pagar um cursinho para que eles concorram aos vestibulares e tenham acesso a uma faculdade”, explicou o prefeito Edinho.
“É um projeto que gera expectativa de futuro para a nossa juventude, que rompe com o ciclo da exclusão social. O jovem precisa sonhar com o futuro, e esse projeto representa isso”, concluiu.
As obras da sede do cursinho são executadas pela Cipres Construtora Eireli e têm investimento de R$ 417 mil por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), contrato assinado pela Prefeitura com a Caixa.
Estiveram na visita a secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos; a secretária de Planejamento e Participação Popular, Amanda Vizoná; a gerente de Educação de Jovens e Adultos, Rosane Araújo; a coordenadora de Articulação Institucional, Graça Pinoti; e o gerente de projetos Alcindo Sabino.