Programa ‘Jovem Cidadão’ recebe mais 50 estagiários
Mais 50 jovens foram selecionados para uma nova turma de participantes do programa “Jovem Cidadão” e foram recepcionados pelo prefeito Edinho em evento na Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”, na noite de sexta-feira (16).
Com a nova turma que começa no programa, já são 123 pessoas atuando na Prefeitura por meio do “Jovem Cidadão”, que oferece estágio remunerado e supervisionado no serviço público.
O programa é voltado para estudantes com mais de 16 anos e que estejam frequentando o ensino médio, técnico ou superior. Desde a retomada do programa, 234 pessoas já foram beneficiadas.
“É um programa para que o jovem não deixe a escola, já que a fase em que o jovem mais abandona o estudo é no ensino médio. A gente só consegue ter um futuro melhor que o dos nossos pais se a gente tiver a oportunidade de estudar que eles não tiveram. Só a Educação rompe o ciclo da exclusão social”, disse o prefeito Edinho.
“O que nos torna felizes é a nossa capacidade de sonhar. Este é um programa importante para que vocês não voltem a sonhar somente aos 50 anos. Sonhem agora. Agarrem essa oportunidade”, complementou o prefeito.
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, desejou boas-vindas aos novos jovens e falou sobre o panorama do jovem atualmente. “O Brasil está com 13 milhões de desempregados. E como fica o jovem nisso? Ele precisa de experiência, mas como ter experiência sem oportunidade? Independentemente do caminho profissional que seguirem, vocês têm um ponto de partida”, disse Jacqueline.
Já a secretária de Planejamento e Participação Popular, Amanda Vizoná, recomendou que os jovens aproveitem muito essa experiência no serviço público. “Aproveitem esse momento. Ele é muito valioso, enquanto profissionais e enquanto cidadãos. No serviço público, o nosso principal foco é o outro cidadão”, declarou.
O assessor de Políticas Públicas para a Juventude, Adriel Barbosa, também lembrou a importância dessa oportunidade. “O ‘Jovem Cidadão’ é a chance de a gente quebrar essas barreiras entre o jovem e o emprego. Mais que o estágio, queremos que vocês continuem na escola”, opinou Adriel.
Em nome da Câmara Municipal, a vereadora Thainara Faria (PT) também registrou suas considerações. “É uma oportunidade para vocês e para a família de vocês. A Câmara é parceira neste projeto. Aproveitem esta oportunidade e tenham a ousadia de sonhar”, declarou.
E o estudante Lucas Santana, da Administração Pública da Unesp Araraquara, falou em nome de todos os jovens e agradeceu a oportunidade. “É uma experiência de atuar no setor público, um pontapé inicial. A gente sabe como está difícil conseguir uma vaga, e esta oportunidade é muito importante para nós”, resumiu o jovem.