Confecção de máscaras fomenta economia solidária e geração de renda para mulheres em Araraquara

O prefeito Edinho realiza uma live nesta quinta-feira (25), às 17h30, com transmissão pelo Facebook , para marcar a entrega simbólica das 15 mil máscaras de tecido confeccionadas pela Associação Mãos que Criam, voltadas à população de alta vulnerabilidade social do município.


A entidade foi contratada pela Prefeitura por meio de um projeto articulado pela Secretaria Municipal da Saúde, com apoio e organização da Coordenadoria Municipal de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, vinculada à Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico. A contratação foi feita por meio de compra direta, com apresentação de três orçamentos.

A Associação Mãos que Criam, que atua desde 2008 na área do artesanato, costura, economia criativa e solidária, é formada por mulheres que dependem economicamente da venda dos produtos artesanais.

“A entidade gerencia uma loja solidária no Terminal Central de Integração, que ficou fechada durante o período de fechamento do comércio. O projeto das máscaras gerou renda para 15 mulheres que estavam sem rendimento no momento e foi muito importante para enfrentarem a crise econômica”, explica a coordenadora executiva de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle.

A coordenadora ressalta a importância do projeto para a associação. “A partir dessa iniciativa, a entidade conseguiu realizar outras parcerias e vendas de máscaras, ficar mais conhecida, gerar renda para mais mulheres e dar um grande passo para melhoria de sua organização”, explica.

Para Camila, a economia solidária se apresenta como uma forte alternativa de enfrentamento das questões sociais e de geração de trabalho e renda durante a pandemia. “E se apresenta também como uma possibilidade importante na construção do futuro do trabalho”, pontua.

As máscaras estão sendo enviadas para a Secretaria da Saúde, para entrega a familiares de pacientes com Covid-19 e usuários de postos de saúde, e para a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, para distribuição nos polos de atendimento e nas cestas de hortifrutis.

Também foram entregues máscaras a assessorias vinculadas à Coordenadoria de Direitos Humanos, a usuários do Terminal Central de Integração e para a Guarda Municipal nas ações de orientação e abordagem da população.

Além disso, através do Fundo Social de Solidariedade, mais de 15 entidades sociais que realizam trabalho de acolhimento de pessoas e famílias vulneráveis foram atendidas com máscaras para distribuição às famílias acolhidas.

“A Prefeitura teve a honra de contar com diversas parcerias ao longo desse projeto. Gostaríamos de agradecer o empenho de cada pessoa e cada instituição que colaborou conosco, e à Rede de Solidariedade, que fez um trabalho fundamental”, ressalta Camila.

Entre os apoiadores do projeto estão o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) e a Unesp Araraquara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *