Saúde lança plataforma virtual de atendimento extensivo para pacientes com sintomas de Coronavírus
Araraquara disponibilizou nesta semana uma nova plataforma de serviço para atendimento online, na área da Saúde.
Através de uma parceria entre a Prefeitura, a empresa de consultoria EloGroup e o Instituto Votorantim, o município oferece um serviço virtual extensivo para pacientes com sintomas de Coronavírus.
Trata-se da plataforma virtual denominada Bela, uma ferramenta que chega como complemento ao que já é oferecido à população. A complementação também é extensiva para acolhimento em casos de saúde mental.
O serviço pode ser acessado via WatsApp (11) 95474-2762. O morador de Araraquara só precisa adicionar esse número em sua lista de contatos e mandar uma mensagem, como um “oi”, ao invés de telefonar, que respostas automáticas irão guiar e orientar o paciente.
No caso da Covid-19, o atendimento terá três fases: virtual (automatizada), de teleatendentes, com profissionais da rede de saúde, e de teleconsultas, com médicos. O paciente pode tirar dúvidas sobre a doença, sobre a prevenção e relatar os próprios sintomas à Bela, que dará orientações e fará o acompanhamento do caso.
Se necessário, profissionais de saúde poderão prescrever medicamentos ou recomendar que a pessoa procure uma unidade de saúde. A plataforma virtual também pode ser acessada no site da Prefeitura.
Vale destacar que a Secretaria Municipal de Saúde já presta atendimento online das 8h às 20h, através do 0800-7717723, também para sanar dúvidas ou encaminhar para atendimento quem estiver com sintomas da Covid-19.
Já o atendimento relacionado à saúde mental também é feito virtualmente por teleatendentes da rede municipal.
Os psicólogos da rede já lidam com esse trabalho no dia a dia da Secretaria de Saúde, das 8h às 12h e das 14h às 18h, através do telefone 3305-5609.