Parcerias de universidades em Araraquara no combate à Covid-19 são ressaltadas em requerimento
O vereador Jéferson Yashuda (PSDB) apresentou três requerimentos em reconhecimento à significativa contribuição das universidades no enfrentamento da Covid-19. “É importante reconhecer as parcerias e os serviços prestados à comunidade pelas universidades em Araraquara, nesse momento desafiador que exige solidariedade e esforço coletivo no combate ao novo coronavírus”, disse Yashuda.
No Requerimento nº 559/2020, endereçado ao reitor da Universidade de Araraquara (Uniara), Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro, o vereador destaca a parceira da Uniara, por meio do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde (CBS), e de professores e alunos do curso de Biomedicina, com a Secretaria Municipal de Saúde, para realizar um mapeamento amostral da população de Araraquara, com o objetivo de analisar o percentual de pessoas que já desenvolveram anticorpos contra o coronavírus-Covid19. No documento, o parlamentar frisa que o mapeamento da população que já teve contato com o vírus e desenvolveu resposta imunológica fornece preciosas informações para que os órgãos de saúde possam redefinir suas estratégias preventivas e de contenção da Covid-19, como também redimensionar leitos e testes nas áreas onde há maior possibilidade de aumento de casos.
No Requerimento nº 560/2020, endereçado ao reitor da Unesp, Sandro Roberto Valentini; ao diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAr) da Unesp, campus de Araraquara, Prof. Dr. Luís Vitor Silva do Sacramento; e ao coordenador do LICBM-FCF/Unesp, Prof. Dr. Paulo Inácio da Costa, Yashuda escreve sobre a importância dos convênios celebrados pela Unesp com a Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara e também com a Embraer para realizar testes de diagnóstico de Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus), do tipo Polymerase Chain Reaction (PCR) – ou Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real –, que manipula material genético do vírus, por meio do Laboratório de Imunologia Clínica e Biologia Molecular (LICBM), da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), do campus de Araraquara.
O LICBM-FCF/Unesp foi certificado pelo Instituto Adolfo Lutz como sendo oficial para diagnóstico de Covid-19; e integra, desde 1997, a Rede Nacional de Laboratórios de Carga Viral para HIV e Hepatites Virais do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde e, em 2007, foi credenciado pelo Governo Federal como laboratório para exames de biologia molecular.
“Como egresso da FCFAr/Unesp, me sinto orgulhoso com essa relevante contribuição da universidade, com a realização dos testes na própria cidade que permitem o acompanhamento, de forma eficiente, da evolução da Covid-19 em Araraquara”, disse Yashuda.
Em outro Requerimento (nº 561/2020), o vereador enfatiza a contribuição do Instituto de Química (IQ) da Unesp de Araraquara, na qual professores, alunos, técnicos e pesquisadores se uniram para produzir álcool gel para unidades de saúde e entidades assistenciais. Nessa iniciativa, cerca de 30 pessoas se revezam voluntariamente nos laboratórios da universidade para transformar em álcool gel e álcool glicerinado, o etanol doado por empresas e pessoas físicas da cidade e região.
De acordo com o Instituto de Química, mais de 3 mil litros de álcool higienizante já foram doados desde março, início da produção. Somente a Secretaria Municipal da Saúde já recebeu mais de 1.200 litros. Parte da produção também é doada para entidades assistenciais, entre as quais o Lar São Francisco, Vila Vicentina, Orfanato Renascer e Casa de Acolhimento São Pio. Também receberam doações os municípios de Américo Brasiliense, Barretos, São Carlos, Pirassununga e Franca.
Outra iniciativa surgida no IQ/Unesp de Araraquara é a produção de máscaras e suporte para protetores faciais, coordenada pelo professor Paulo Clairmont. O vereador endereçou o documento ao reitor da Unesp, Sandro Roberto Valentini; ao diretor do Instituto de Química da Unesp de Araraquara, Eduardo Maffud Cilli; e à vice-diretora, Dulce Helena Siqueira Silva, que coordena esse trabalho.