Poda drástica arborização urbana
O Daae alerta para os danos ambientais e de saúde com a prática de PODAS DRÁSTICAS em vegetações da arborização urbana, que vão desde diminuição da biodiversidade (fauna e flora), diminuição da umidade do ar e consequente aumento das doenças respiratórias.
As árvores refrescam o ambiente, amenizam a sensação térmica e o aquecimento global, regularizam o fluxo de água por meio das chuvas, valorizam e embelezam os imóveis e as vias públicas, além de oferecerem sombra e proteção aos pedestres.
Uma poda ou supressão é necessária apenas quando as árvores apresentam galhos podres, necrosados e/ou com pragas e doenças, sem condições de tratamento.
Para outros casos, é necessário solicitar vistoria técnica da Gerência de Biodiversidade do Daae (acesse: https://www.daaeararaquara.com.br/vistoria-tecnica-em-arvor… para saber como fazer).
A poda drástica é caracterizada quando são retirados mais de 50% das folhas e galhos de uma árvore. Também é considerada drástica a poda unilateral (de um só lado) ou no topo da árvore. Oriente e passe adiante as informações e denuncie no 0800 770 1595 para que a fiscalização ambiental do Daae faça a vistoria nos locais e aplique as penalidades previstas na legislação municipal.
Acesse: https://www.daaeararaquara.com.br/im…/Folder_arborizacao.pdf e encontre um bom motivo para abraçar esta causa.