Primeiro dia de faixa para drive-thru no comércio do Centro é elogiado
O primeiro dia de vendas por drive-thru nas ruas Nove de Julho (Rua 2) e São Bento (Rua 3), no Centro, nesta terça-feira (26), foi bem recebido por comerciantes e clientes. Trechos das vias tiveram o estacionamento suspenso para a implantação de uma faixa exclusiva para retirada de produtos, das 9h às 18h.
A faixa de drive-thru, na Rua 2, vai da Avenida Sete de Setembro até a Avenida Barroso, e na Rua 3, da Avenida Barroso até a Avenida Brasil. Por causa disso, o estacionamento foi proibido nesses locais e no horário citados.
A medida, tomada pela Prefeitura em conjunto com os representantes das entidades comerciais, é uma forma de incentivar as vendas do comércio e reduzir os impactos econômicos da crise causada pela pandemia da Covid-19.
O comerciante Luiz Benedetti, de 58 anos, foi um dos clientes que utilizaram o drive-thru nesta terça-feira. Sem descer do carro, ele foi até uma loja de vestuário para buscar itens que sua filha Natália havia comprado pelo WhatsApp. Com as fotos enviadas pela atendente, a cliente pôde fazer a escolha dos produtos.
“O drive-thru é uma boa opção neste momento em que a gente está passando. Dá um pouco de trabalho, mas a gente consegue atingir o objetivo de comprar e a loja não deixa de atender o cliente”, afirma Luiz.
Em uma outra loja de roupas, funcionários trabalhavam firmes para atender os pedidos que chegavam por WhatsApp e pelo Instagram. “O drive vai ajudar muito, já que posso levar o produto até o cliente no carro. Para os lojistas, é uma forma positiva de alavancar as vendas”, diz a gerente da LM Masculina, Maria Ribeiro da Silva.
A gerente revela que sua loja já trabalhava com o delivery, ou seja, um veículo da empresa levava produtos na casa do cliente. O drive-thru, agora, é mais uma opção. “A gente se adaptou a essa nova realidade. É uma nova experiência e com mais praticidade ao cliente”, explica.
Balanço positivo
O vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, vê de forma positiva o incentivo ao drive-thru. “Estamos dando apoio aos comerciantes para enfrentar esse momento difícil e aumentar as vendas. É mais uma alternativa”, afirma Damiano.
O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, também fez um balanço positivo. “Por ser o primeiro dia, teve motorista que estacionou o veículo na faixa de drive-thru e precisou ser orientado. Tivemos alguns problemas dessa ordem. Mas muita gente foi com o objetivo de fazer compras dentro do veículo. Se correr tudo bem, a gente pode estender esse modelo para outros centros comerciais”, diz João Alberto.
OrientaçõesSegundo o coordenador do Procon Araraquara, Rodrigo Martins, os consumidores devem reunir o maior número possível de informações sobre os produtos antes de finalizarem a aquisição. No caso de compras por WhatsApp, é fundamental solicitar fotos dos itens e notas fiscais aos lojistas, já que não é possível olhar presencialmente. Isso garante futuras reclamações.Em relação à troca dos produtos, existem diferenças nas modalidades de compra. “Quem comprou pelo WhatsApp ou telefone, em casa, e passou no drive-thru apenas para retirar e não viu aquilo que comprou, tem direito ao arrependimento, ou seja, tem direito à devolução do produto em até sete dias com a devolução do dinheiro”, explica Rodrigo.Isso é diferente no caso dos atendimentos presenciais ou, então, quando o cliente escolhe o produto mesmo dentro do carro. “Nesse caso, não há esse direito de arrependimento. O que há é uma possibilidade de troca do produto por outro, não sendo uma obrigação do fornecedor, mas sim uma liberalidade. Por conta disso, é ele quem decide as regras, como prazo para troca, por exemplo. Fica a critério da própria loja”, complementa.O coordenador ressalta que o telefone do Procon Araraquara, o 3301-3131, está à disposição da população para dúvidas e orientações.