Economia solidária ganha ainda mais importância em meio à crise, reforça Edinho
O prefeito Edinho participou de uma videoconferência com integrantes da Rede de Gestores de Economia Solidária espalhados pelo Brasil nesta terça-feira (7) e destacou que a Economia Solidária fica ainda mais importante em meio à crise econômica causada pelo novo coronavírus.
A reunião online foi comandada por Sandra Faé, grande liderança de Economia Solidária no Brasil, e teve presenças de gestores de São Paulo, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte, Maranhão, entre outros estados. A coordenadora municipal do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, também participou ao lado de Edinho.
A videoconferência foi agendada para que se formulem estratégias e articulações de políticas públicas de geração de trabalho e renda para enfrentamento à crise da Covid-19.
“As consequências serão econômicas e para o funcionamento da sociedade. Vemos parte do mundo paralisado, com economias nacionais derretendo devido à velocidade da propagação da doença. O mundo será arrastado para uma recessão e levaremos um tempo para voltar à normalidade. A economia solidária ganha ainda mais importância”, afirmou Edinho.
O prefeito deu o exemplo de Araraquara, que contratou pessoas desempregadas e em vulnerabilidade social para trabalharem na implantação dos hospitais de campanha para pacientes suspeitos ou diagnosticados com o coronavírus.
“A formação de cooperativas e a abertura de oportunidades são uma forma de responder a esse momento gerando renda. Parabenizo a Sandra e toda a Rede de Gestores por essa reunião online para abordar um tema essencial em um momento tão difícil enfrentado por todos nós. É a crise mais delicada desde a Segunda Guerra Mundial, na década de 1940”, concluiu Edinho.