Uniara, por meio do curso de Medicina, em parceria com Secretaria da Saúde e Fungota, começa a atender a comunidade na CUIDAR
A Universidade de Araraquara – Uniara, por meio de seu curso de Medicina, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Gota de Leite – Fungota, começou a realizar, na última segunda-feira, dia 29 de julho, atendimentos na Clínica Universitária Integrada de Araraquara – CUIDAR (rua Carlos Gomes, 1610, no Centro), com serviços ambulatoriais oferecidos à comunidade nas áreas de saúde da criança, saúde da mulher, saúde do adulto e saúde do idoso.
“Todos os casos atendidos são encaminhados via Unidade Básica de Saúde pelo profissional clínico ou pediatra de referência do paciente. Em pediatria, os ambulatórios oferecidos são de imunologia pediátrica, otorrinopediatria, nefropediatria, de seguimento de prematuros, pós-alta em pediatria geral e ambulatório de adolescentes e crianças vitimizadas”, conta a coordenadora pedagógica da graduação, Cynthia Arruda Mauro Piratelli.
Ela destaca que, em relação à saúde da mulher, há ambulatórios de final de gestação e de gestação de alto risco. “A área da saúde do adulto atende o ambulatório de endocrinologia geral, diabetes, nutrição em diabetes e diabetes gestacional e, completando, na saúde do idoso, de geriatria geral e memória”, detalha.
O espaço ainda está em fase inicial, de acordo com a docente, “mas conta com parcerias consolidadas”. “Com abertura desse serviço, a Uniara cumpre mais um papel social no cuidado com a comunidade araraquarense e oferece profissionais de excelência e extremamente humanizados para o atendimento dos pacientes”, diz.
Cynthia lembra que o curso de Medicina, por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, ainda oferece, em outros espaços do município, como em Unidades Básicas de Saúde e no Núcleo de Gestão Assistencial 3 – NGA3, serviços clínicos gerais e especiais em nefrologia, pneumologia, gastroclínica, hematologia, reumatologia, urologia, reabilitação de pacientes portadores de enfisema pulmonar, otorrinolaringologia, cirurgia plástica e pediatria, entre outros. “Com o desenvolvimento do curso de Medicina e a sua implantação na cidade, a Uniara sela o compromisso e a responsabilidade com a assistência médica qualificada e eficaz”, finaliza.