Grandes eventos mostram força econômica e turística de Araraquara
Três grandes eventos tradicionais e simultâneos, no último final de semana, mostraram a força econômica de Araraquara e sua vocação turística. Com o Araraquara Rock, o Encontro de Carros Antigos e a Feira do Carmo, milhares de pessoas de todo o Brasil prestigiaram as atrações da Morada do Sol.
No Araraquara Rock, cerca de 20 mil pessoas acompanharam os quatro dias de rock and roll no maior festival público e gratuito de rock no Brasil, que é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura e da Fundart, em parceria com o Sesc Araraquara e com o apoio do Governo Federal. Os shows foram no Sesc, no Teatro de Arena e na Praça Scalamandré Sobrinho.
Bandas de destaque no cenário musical do País e da cidade embalaram Araraquara com shows eletrizantes. A banda alemã Tusq abriu os trabalhos do festival e bandas brasileiras de renome firmaram espaço, como CPM 22, Dead Fish, Massacration, Korzus e Scalene. A disputada seletiva nacional contou com 254 bandas inscritas.
Além disso, roqueiros de mais de 40 cidades aproveitaram o espaço criado pela organização do evento – uma área de alojamento e camping no Complexo Esportivo da Arena da Fonte. A rede hoteleira e os restaurantes da cidade também se mobilizaram para o evento, que ainda arrecadou 15 toneladas de alimentos a serem repassados a entidades assistenciais.
Carros antigos
Também
no final de semana, mas nos pavilhões do Cear (Centro de Eventos de
Araraquara e Região), foi realizado o 22º Encontro de Carros Antigos de
Araraquara, que é apoiado pela Prefeitura e já se consolidou como o
maior evento do interior paulista nesse segmento.
O evento reuniu entre 18 mil e 20 mil pessoas, segundo o Clube de Carros Antigos “Os Intocáveis”, responsável pela organização, e também contou com praça de alimentação, shows musicais, feira e área de lazer para crianças. Mais de 400 expositores de Araraquara e da macrorregião estiveram presentes.
Nesta edição do evento, além da exposição dos carros antigos e restaurados, foi apresentada a história das corridas automobilísticas e sobre duas rodas realizadas nas ruas de Araraquara na década de 1960, resgatando a história do “Automóvel Clube de Araraquara” e do motociclismo.
O evento também foi solidário, com cerca de 1.400 caixas de leite arrecadadas para serem doadas ao Fundo Social de Solidariedade.
Feira do Carmo
O
final de semana também marcou os últimos dias de um dos eventos mais
tradicionais de Araraquara, a 103ª edição da Feira do Carmo, que é
promovida pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo, pela Gravadora
Continental Music Ltda e tem apoio da Prefeitura. A expectativa da
organização era de reunir 350 mil pessoas durante os dez dias de
atividades.
A Feira do Carmo, realizada ao lado do Sesc, possui programação musical e religiosa, praça de alimentação e venda de produtos de diversos segmentos, como roupas, artesanato, brinquedos, calçados e eletrônicos. Ao todo, a feira gera 5 mil empregos diretos e indiretos.