Recuperação da Represa do Lajeado chega a 25% de execução
A obra de recuperação da Represa do Córrego do Lajeado, que está sendo realizada pelo Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), completa 1 mês neste domingo (15), chegando a 25% do total dos serviços concluídos.
Nesta fase, a retirada da vegetação do tipo aguapé está sendo realizada com a ajuda de embarcação, que leva o material até a margem da represa. Após ser retirada, a vegetação permanece quatro dias em processo de desidratação, para depois ser transportada até a Estação Tratamento de Resíduos de Construção Civil (ETRCC) e depositada em local devidamente autorizado pela CETESB.
No início da obra, os aguapés cobriam um percentual estimado em mais de 90% do espelho d’água. Apesar de não ter finalidade de abastecimento público, a represa tem uma grande importância para os pequenos agricultores locais, tanto no aspecto econômico (uso para irrigação, dessedentação de animais e pesca), quanto social (ponto histórico de recreação e lazer).
No total foram investidos R$ 347 mil provenientes do Fundo Municipal de Desenvolvimento Ambiental. A previsão é que o local seja totalmente recuperado até o final de 2019.